-
USO COM FREQUENCIA ARQUIVOS CORRENTES OU DE 1º IDADE
-
GABARITO: E.
O arquivo que guarda documentos consultados com frequência, devido a seu uso funcional e administrativo, é o de primeira idade.
→ Correntes (1ª idade) – Arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos;
- Fácil acesso;
- Curso andamento ( Em tramitação);
- Documento prescritíveis;
- Deve se localizar junto aos setores ou em locais próximos e de fácil acesso;
- Constituída por documentos mais novos.
→ Permanentes (3ª idade) – Arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.
- Documento Imprescritível;
- A consulta não depende de autorização da área acumuladora (público interno quanto ao público externo);
- Difusão dos documentos;
- Documentos de valor histórico;
- Seus documentos já possuíram valor administrativo anteriormente.
-
GABARITO: ERRADO!
Segundo a teoria das três idades ou ciclo vital dos documentos, os arquivos possuem três idades distintas:
1ª idade: são os arquivos correntes, os quais devem ser mantidos próximos à instituição ou em seu interior, pois são objetos de consulta frequente.
2ª idade: arquivos intermediários, os quais não possuem uso rotineiro em seus órgãos produtores e que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. São classificados como arquivos de limbo ou purgatório.
3ª idade: nesta última, encontram-se os arquivos permanentes, responsáveis pela guarda de documentos que já não possuem mais valor administrativo e são mantidos por seu valor histórico, probatório e cultural.
É possível perceber, portanto, que a questão inverte a primeira e a terceira idade dos arquivos.
-
GABARITO: ERRADO
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.