-
CORRENTES E INTERMEDIARIOS>>PRIMÁRIO
PERMANENTE>>> SECUNDÁRIO
-
O valor primário do documento
->o documento nasce com valor primário, que são as fases corrente e intermediária, após um determinado período o documento perde seu valor administrativo, dessa forma são arquivados ou descartados
->finalidade: servir à administração
O valor secundário
-> Refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros ou para a própria administração
->-Presente nos arquivos permanentes
->finalidade: servir de base para a história
QUESTÃO JÁ COBRADA:
(Q18475332)Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor: primário e secundário. O primário interessa à organização que o acumulou, e o secundário, a outras entidades e ao público em geral.
CERTO
-
GABARITO: C.
→ Permanentes (3ª idade) - VALOR SECUNDÁRIO OU HISTÓRICO
Arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.
- Documento Imprescritível;
- A consulta não depende de autorização da área acumuladora (público interno quanto ao público externo);
- Difusão dos documentos;
- Documentos de valor histórico;
- Seus documentos já possuíram valor administrativo anteriormente;
-
GABARITO: CERTO
ACRESCENTANDO:
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.