ERRADO. A questão dá o conceito antigo, não o moderno.
Antigo: “Depósitos de papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com os direitos das instituições ou indivíduos. Os documentos estabeleciam ou reivindicavam direitos. Quando não mais atendiam a esta exigência, eram transferidos para museus e bibliotecas.” (Paes, 2004, p. 19)
Moderno: “É o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.” (Solon Buck)
#marcha
GABARITO: ERRADO
Ramiz Galvão (1909) o considera procedente de “archivum”, palavra de origem latina, que no sentido antigo signific o lugar de guarda de documentos e outros títulos.
Conceitos:
Paes (2006), “são depósitos de documentos e papéis de qualquer espécie, “tendo sempre relação com os direitos das instituições ou indivíduos”. Os documentos serviam apenas para estabelecer ou reivindicar direitos quando não atendiam mais a esta exigência, era transferidos para museus e bibliotecas. Surgiu daí a idéia de “arquivo administrativo e arquivo histórico”. Quanto à conceituação moderna, Solon Buck, ex-arquivista dos EUA-título que corresponde ao de direitor-geral de nosso arquivo nacional-assim o definiu: “Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo ou organização no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.”(SOUZA, 1950).
Na visão de Feijó(1988), “o arquivo é constituído por uma coleção de documentos, manuscritos ou impressos referentes à história de um país, província, cidade, companhia, comunidade, família, pessoal, etc, um arquivo jamais deverá ter uma organização pessoal; deverá ser racional e simples, claro, perfeitamente escriturado e organizado de forma que, em qualquer época, outras pessoas vierem a lidar com ele, imediatamente tenham condições de entendê-lo e manuseá-lo com rapidez.
O termo “arquivo” podem também ser usado para designar o conjunto de documento; móvel para guarda de documentos; local onde o acervo documental deverá ser conservado; órgão institucional cujo objetivo seja o de guardar e conservar a documentação; título de periódicos, que geralmente no plural devido à influência inglesa e francesa.
FONTE: DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL