GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO
A movimentação de documentos dentro do ciclo documental (arquivos correntes, intermediários e permanentes) acontece de duas formas: por transferência ou recolhimento.
A transferência acontece quando os documentos passam da fase corrente (primeira idade) para a intermediária (segunda idade).
O recolhimento acontece quando os documentos passam das fases corrente (primeira idade) para a permanente (terceira idade), e da intermediária (segunda idade) para a permanente (terceira idade).
Dica: sempre que um documento tem como destino o arquivo permanente, temos a ação de recolhimento.
A questão diz "uma vez transferido para o arquivo permanente", mas o correto seria "uma vez recolhido para o arquivo permanente".
Documentos recolhidos para os arquivos permanentes de fato não voltam para o arquivo corrente, pois agora servem à administração a partir do seu valor secundário, e não primário. Entretanto, os arquivos correntes podem consultar a documentação permanente.
FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia