SóProvas


ID
5521138
Banca
FAEPESUL
Órgão
CRC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Segundo o Código Penal, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • a) Concussão, art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

    b) Excesso de exação, art. 316, § 1º - Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza:

    c) Corrupção passiva, art. 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem

    d) Prevaricação, Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

    e) Condescendência criminosa, Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente

    Fonte: Código Penal.

  • ADENDO

    Corrupção passiva: A conduta é solicitar ou receber vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem; logo, o agente pode praticar o crime por 3 condutas diferentes.

    -STF AP 694 - 2017: Despiciendo seja a vantagem indevida contraparte à prática de ato funcional lícito ou ilícito. O ato de ofício não é elementar do tipoapenas causa de aumento da pena. ( # corrupção ativa) 

    • Necessário apenas nexo causal entre a oferta (ou promessa) de vantagem indevida e a função pública do agente - eventual facilidade ou suscetibilidade usufruível em razão da função pública exercida pelo agente. ( ###  nexo causal entre a oferta ou promessa de vantagem indevida e eventual ato de ofício praticável pelo funcionário público = PRESCINDÍVEL)

    MACETE- 

    concussão é uma Ex. (exigir)

    A corrupção ativa é OP . (oferecer, prometer);

    A corrupção passiva é uma SRa ( solicitar, receber e aceitar).

     

  • Corrupção passiva

           Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

           Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa

  • QUEM SOLICITA É O SERVIDOR, LOGO CORRUÇÃO PASSIVA.

    QUEM OFERECE É O PARTICULAR, LOGO CORRUPÇÃO ATIVA.

    .

    .

    .

    GABARITO ''C''

  • Resumo

    CORRUPÇÃO PASSIVA – “SOLICITAR OU RECEBER/ ACEITAR

    *CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA – CEDE A PEDIDO OU INFLUENCIA DE OUTREM

    *CORRUPÇÃO ATIVA – OFERECER OU PROMETER VANTAGEM.

    *EXCESSO DE EXAÇÃO – GERALMENTE ENVOLVE TRIBUTO.

    *PREVARICAÇÃO – RETARDAR OU DEIXAR DE PRATICAR C/ INTERESSE PESSOAL

    *PREVARICAÇÃO IMPRÓPRIA – “VISTA GROSSA” DO AGENTE PENITENCIÁRIO

    *FAVORECIMENTO REAL – AUXILIO AO CRIMINOSO COM O PROVEITO DO CRIME

    *PECULATO – APROPRIA-SE DE DINHEIRO OU BEM, OU DESVIA-LO

    *PECULATO CULPOSO – TEM CULPA NO CRIME DE OUTRO

    *CONCUSSÃO – EXIGIR PRA SI OU PRA OUTREM

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca dos crimes praticados contra a administração pública por funcionário público previstos no Código Penal, analisemos as alternativas para verificar a incorreta:

    a) CORRETA. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, caracteriza crime de concussão e tem pena de reclusão, de 2 a 12 anos, e multa, de acordo com o art. 316 do CP.

    b) CORRETA. O excesso de exação se dá se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza, consoante o art. 316, §1º do CP.

    c) ERRADA. Tal conduta é crime de corrupção passiva e não ativa, conforme dispõe o art. 317 do CP; a corrupção ativa é praticada por particular, que oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

    d) CORRETA. De fato, a conduta descrita se amolda ao crime de prevaricação, art. 319 do CP.

    e) CORRETA. A conduta descrita se amolda ao crime de condescendência criminosa, art. 320 do CP.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA C.

  • Está tudo certo, exceto uma palavrinha "ativa" no final da letra C.

    Heeeeeeeeeeee.

    Os níveis de prova vão tomando outros rumos.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que o Código Penal dispõe sobre crimes contra a administração pública. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe o CP em seu art. 316: “Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (...)”.

    B- Correta. É o que dispõe o CP em seu art. 316, §1º: “Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza: Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa”.

    C- Incorreta. Trata-se de corrupção passiva. Art. 317/CP: "Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa”.

    D- Correta. É o que dispõe o CP em seu art. 319: “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa”.

    E- Correta. É o que dispõe o CP em seu art. 320: “Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a incorreta).