SóProvas


ID
5521588
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação ao cheque: 

Alternativas
Comentários
  • A- TEMA 945 STJ- rec. repetitivo- a) a pactuação da pós-datação de cheque, para que seja hábil a ampliar o prazo de apresentação à instituição financeira sacada, deve espelhar a data de emissão estampada no campo específico da cártula; (GABARITO)

    B- art. 18,§1º- São nulos o endosso parcial e o do sacado

    C- art. 1º,II- a ordem incondicional de pagar quantia determinada

    D- art. 10- Considera-se não escrita a estipulação de juros inserida no cheque

  • A questão tem por objeto tratar do cheque, regulado pela Lei 7.357/85, que substituiu a LUC (Lei Uniforme de Cheque – DL nº 57.595/66).

    No tocante à estrutura dos títulos, o cheque representa uma ordem de pagamento à vista. Na ordem de pagamento, o sacador ordena ao sacado que este pague a um determinado credor.

    Na ordem de pagamento, temos três figuras distintas:

    a)        O sacador (aquele que emite o título) dando a ordem de pagamento;

    b)        O sacado (contra quem o título é sacado), recebendo a ordem de pagamento;

    c)         O tomador (também chamado de beneficiário) em favor de quem o título é emitido, ou seja, aquele que irá receber o valor estipulado no título.

    O credor do título pode transferir o crédito mediante o endosso do título.


    Letra A) Alternativa Correta. O cheque é uma ordem de pagamento à vista vencendo no momento em que é apresentado ao sacado, considerando-se não escrita qualquer menção em sentido contrário. Desta forma, ainda que o sacador tenha lançado no título uma data retroativa ou futura para pagamento (cheque pré-datado/pós-datado) o mesmo será pago no momento da sua apresentação ao sacado, desde que haja provisão de fundos disponíveis. 


    Letra B) Alternativa Incorreta. Quando o cheque for emitido com cláusula à ordem, a sua circulação se dá através da figura do endosso. Enquanto os cheques emitidos com cláusula não à ordem circulam através da cessão de crédito. O endosso é representado pela simples assinatura do endossante no verso do cheque ou na sua folha de alongamento. O endosso é ato puro e simples, não admitindo condição, considerando-se não escrita qualquer condição que seja a ele subordinada. O endosso parcial e o endosso do sacado são nulos.


    Letra C) Alternativa Incorreta. O cheque é uma ordem de pagamento à vista vencendo no momento em que é apresentado ao sacado, considerando-se não escrita qualquer menção em sentido contrário.



    Letra D) Alternativa Incorreta. Nos termos do art. 10, Lei 7357/85, considera-se não escrita a estipulação de juros inserida no cheque.

    Gabarito do Professor : A

    Dica: O STJ firmou entendimento que o negócio jurídico subjacente à emissão do cheque pode ser discutido em sede de embargos monitórios. Ou seja, após a prescrição do título. Nesse sentido súmula 531, STJ, estabelece que em ação monitória fundada em cheque prescrito ajuizada contra o emitente, é dispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula. (Súmula 531/STJ) (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/1973 – Tema 564).