SóProvas


ID
5522560
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) considera criança, para os efeitos dessa lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade, considerando que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Em relação ao direito à convivência familiar e comunitária, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da "Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária" conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8. 069/1990. O candidato deve indicar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) *Correta.

    A redação trazida foi revogada. Vejam a nova redação:

    "Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral." 

    b) Correta.

    "Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação."

    c) Incorreta.

    O poder familiar não é exercido somente pela mãe, mas em igualdade pelo pai e pela mãe. Vejam o texto de lei:

    "Art. 21. O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência

    O poder familiar será exercido pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurando à figura materna o direito de, em caso de discordância de opinião com seu cônjuge, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

    d) Correta.

    "Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais."

    Gabarito da banca: C

    Gabarito do monitor: Nulo por haver mais de uma resposta.

  • O poder familiar será exercido pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado à figura materna o direito de, em caso de discordância de opinião com seu cônjuge, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

  • GAB C.

    ECA, Art. 21. O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência

  • A alternativa A também está incorreta. O art.19. do ECA diz que:

     "É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.  "