SóProvas


ID
5523127
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A aferição da pressão visa a avaliar a capacidade e eficácia do sistema cardiovascular e verificar alterações na pressão arterial fisiológica. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O manguito deve ser adequado ao braço do paciente e posicionado deixando uma certa folga, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa cubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial.
II. A bolsa de borracha deve ter a largura correspondente a 40% da circunferência do braço, e o seu comprimento, envolver pelo menos 80% do membro.
III. O braço deve estar posicionado na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou 4º espaço intercostal), com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo levemente fletido.
IV. O manguito deve ser inflado de 10 em 10mmHg, até ultrapassar de 20 a 30mmHg o nível estimado da pressão sistólica.
V. A pressão sistólica é determinada no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), seguido de batidas regulares que cessam com o aumento da velocidade da deflação.
VI. A pressão diastólica é determinada no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff).

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. O manguito deve ser adequado ao braço do paciente e posicionado deixando uma certa folga, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa cubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. INCORRETA

     A pressão sistólica é determinada no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), seguido de batidas regulares que cessam com o aumento da velocidade da deflação.INCORRETA

  •   Determinar a pressão sistólica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), seguido de batidas regulares que se intensificam com o aumento da velocidade de deflação. Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff). Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa. Quando os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff).

  • Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos. Certificar-se de que ele não está com a bexiga cheia, praticou atividade física a pelo menos 60 minutos, fumou, alimentou, ingeriu bebida alcoólica ou café a pelo menos 30 minutos. O ambiente deve ser tranquilo, o paciente deve ser orientado a não conversar durante o procedimento de medida.

    A medida da PA deve ser realizada com o paciente sentado, com o braço despido, apoiado sobre uma superfície firme e na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima. As pernas devem estar descruzadas, pés apoiados no chão, costas apoiadas no encosto da cadeira.

    O paciente deve estar relaxado. A medida pode ser realizada nos dois braços, porém recomenda-se que as medidas posteriores sejam feitas sempre no mesmo braço de referência.

    Colocar o manguito sem deixar folga 2 a 3 cm acima do cotovelo, centralizar o meio da bolsa de borracha em cima da artéria braquial. Colocar o estetoscópio nos ouvidos com a curvatura voltada para fora. Palpar a artéria braquial na parte da frente do cotovelo e posicionar a campânula do estetoscópio, sem apertar. Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da pressão arterial sistólica (PAS), obtido pela palpação.

    Para estimar o nível da PAS deve-se palpar o pulso radial e inflar o manguito até não sentir o pulso sobre os dedos. Esse será o nível estimado da PAS, neste momento insufla-se mais 20 a 30 mmHg.

    A PAS é marcada no momento determinado pelo primeiro som audível, sendo esse um som fraco e seguido de batidas regulares (fase I dos sons de Korotkoff) que vão aumentando de intensidade. A PAD é considerada no ponto em que os sons desaparecem, não são mais audíveis (fase V).

    A deflação (esvaziamento) do esfigmomanômetro deve ser lenta, em uma velocidade em torno de 2 a 4 mmHg por segundo.

    Uma nova medida da PA deve ser feita após um a dois minutos de intervalo.