SóProvas


ID
5523214
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    O Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) foi criado em 1986, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
    A campanha promovida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) este ano chama-se Comprometa-se a parar de fumar. O instituto lembra que o tabagismo é um fator de risco importante para a Covid-19, por isso parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.
    Peças criadas para redes sociais com a frase “Cringe mesmo é fumar” fazem parte da campanha. Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de proteger a saúde de crianças, jovens e adolescentes, que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.
    Vale lembrar que os cigarros eletrônicos, ou pods, não são opções mais saudáveis ao cigarro tradicional. No Brasil, a comercialização desses dispositivos é proibida, já que não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Muitos países que liberaram sua venda estão revendo as suas posições depois de novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
(https://doutorjairo.uol.com.br)

Cringe: Para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.
(https://g1.globo.com)

De acordo com as informações do 2° parágrafo, parar de fumar, no contexto da pandemia vivida no mundo, é uma ação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, apesar de entender que a E também poderia ser considerada.

    Trecho do texto em azul que demonstra a ideia de empatia: ''O instituto lembra que o tabagismo é um fator de risco importante para a Covid-19, por isso parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.''

  • Assertiva C

    (...) de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos. = empatia, porque envolve a preocupação com o coletivo social.

  • GABARITO: C.

     Empatia é, grosso modo, colocar-se no lugar dos outros. Segue o trecho em destaque para análise:

    "A campanha promovida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) este ano chama-se Comprometa-se a parar de fumar. O instituto lembra que o tabagismo é um fator de risco importante para a Covid-19, por isso parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos."

    Faça das dificuldades sua motivação!

  •  por isso parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.

  • Desculpem discordar, mas..

    Lembrando que o enfoque do texto é o dia nacional de combate ao fumo.

    "Parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde todos os cidadãos", "QUE FUMAM", logo a covid-19 é uma doença que começa aniquilando o indivíduo pelos pulmões, assim não seria o fator MEDO - de acordo com o texto - que deveria fazer as pessoas se conscientizarem?

    Se puderem responder.. obrigado

  • Philerson Prestes, analise pelo fato do fumante ficar sem máscara, assoprar e levar a mão a boca, essas atitudes podem colocar em risco outros cidadãos. Foi assim que analisei. Abraços!!!
  • conscientização sobre os danos sociais=porque envolve a preocupação com o coletivo social.

  • Concordo com o cidadão acima, a ideia que passa é de medo, já que é um fator de risco a própria saúde, porém a explicação de medo na alternativa não diz isso, apenas diz que ambas fazem mal, e não que uma pode piorar a outra, sei lá...

  • fui direto no MEDO .. :(