SóProvas


ID
5523352
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 22 de abril de 2021, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) informou que os “Estados Unidos e outros países aumentaram as metas de cortes de emissões de gases do efeito estufa em uma cúpula climática global comandada pelo presidente Joe Biden”. O evento, intitulado de “Cúpula do Dia da Terra” foi realizado virtualmente.

“O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua meta ambiental mais ambiciosa até agora, dizendo que o Brasil chegará à neutralidade até
(EBC. Disponível em https://bit.ly/3iGe15y. Acesso em 12.08.2021)

Alternativas
Comentários
  • A redução de gases será em relação às emissões de 2005. A meta de neutralidade já havia sido adiantada pelo governo - de 2060 para 2050 - em abril.

    Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/brasil-anuncia-metas-mais-ambiciosas-de-reducao-de-emissoes-e/204146/

  • Lideranças de mais de cem países vão se reunir em Glasgow, na Escócia, para discutir novos compromissos para garantir a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média da Terra em 1,5°C. O Brasil tende a ser alvo de pressões por causa da aceleração do desmatamento desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência.

    Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e diversas outras lideranças estarão presentes ao menos para a abertura da COP26 ou o final dos trabalhos, o presidente brasileiro não vai comparecer à conferência. A delegação vai ser liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

    O Brasil vai apresentar como compromisso reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, em 43% até 2030 e vai oficializar o objetivo de antecipar em 10 anos, de 2060 para 2050, a neutralidade de carbono no país - quando todas as emissões são reduzidas ao máximo e as restantes são compensadas, por exemplo, com tecnologia de captura de carbono da atmosfera. A outra promessa, já adiantada pelo presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima nos Estados Unidos, em abril, é zerar o desmatamento ilegal até 2030.

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59040715.

  • EUA e outros países ampliam metas ambientais em Cúpula do Dia da Terra ................................. 22/04/2021

    Os Estados Unidos, segundo maior emissor depois da China, buscam retomar a liderança global no combate ao aquecimento após o ex-presidente Donald Trump retirar o país de iniciativas internacionais para cortar emissões. "Esta é a década na qual teremos de tomar decisões para evitar as piores consequências da crise climática", afirmou Biden na Casa Branca. 

    O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, chamou a nova meta dos EUA de "virada de jogo", enquanto outros países também fizeram novas promessas. 

    O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, que visitou Biden na Casa Branca neste mês, aumentou a meta japonesa para o corte de emissões para 46% até 2030, ante 26% da meta anterior. Ambientalistas queriam uma promessa de pelo menos 50%, embora o poderoso lobby empresarial japonês tenha pressionado por políticas que favoreçam o uso do carvão como fonte de energia.

    Enquanto isso, o líder canadense, o primeiro-ministro Justin Trudeau, subiu a meta de seu país de 30% para um corte entre 40% e 45% até 2030.

    O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua meta ambiental mais ambiciosa até agora, dizendo que o Brasil chegará à neutralidade de emissões até 2050, antecipando em 10 anos a meta anterior.

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-04/eua-e-outros-paises-ampliam-metas-ambientais-em-cupula-do-dia-da-terra

  • GABARITO - D

    Durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas COP26 nesta segunda-feira (01/11), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou metas ambiciosas a serem cumpridas pelo Brasil. A promessa é de redução de emissões de gases do efeito estufa para 50% até 2030 e da neutralidade de carbono até 2050. Ele também destacou o compromisso do governo brasileiro com uma economia neutra na emissão de gases do efeito estufa atrelado ao desenvolvimento.

    Bons estudos!!

  • Lembrando que Cúpula do dia da Terra é diferente da COP.

    Cúpula do Dia da Terra/ Cúpula de Líderes/ Cúpula do Clima

    Preparatório para a Conferência das Partes (COP) 26.

    A Cúpula de Líderes marca o retorno dos EUA ao debate climático após a retirada do país do Acordo de Paris em 1° de julho de 2017, pelo ex-presidente Donald Trump.

    Não faz parte do calendário oficial da ONU como a COP.

    Comandada e convocada por Joe Biden, presidente dos EUA - segundo maior emissor depois da China.

    Participaram virtualmente líderes de 40 países, incluindo grandes emissores como China, Índia e Rússia.

    A meta ambiciosa foi apresentada nos dois eventos.

  • GAB-D

    2050, antecipando em 10 anos a meta anterior”

    PLANTE ÁRVORES DEIXE ALGO BOM NO MUNDO.!!!

  • Aquele coaching famoso falou que iria cair só os meses próximos da prova. E se você fizer uma análise das provas do TJ SP ESCREVENTE era desse jeito mesmo.... mas esse ano eles mudaram... Tem uma prova de Engenheiro que foi feito próximo ao Escrevente que foi cobrado atualidades. Eles cobraram assim... meses diferentes. Acho que o professor que faz a prova de atualidades da Vunesp mudou... então a forma dele capturara as datas também mudou.

    O Estratégia Concurso acertou a questão de CO2...

    E esse Picasso falando por alto na live do Granconcurso professora Rebeca Guimarães. Acontece que ela falou um monte de informação que acabou atrapalhando, pois ela fez menção ao Romero Brito (Pintor "duvidoso") e o Salvador Dali (relógios)...

    A banca poderia ter facilitado e ter colocado o Guarnica que fala sobre a Guerra Espanhola.. O guarnica é mais fácil do povo acertar, pois é estudado profundamente nos colégios de ensino médio. Essa aí não. Pelo menos não me lembro. Talvez tenha a foto dele nos livros de literatura? Não me recordo.

    O resto eu não me lembro se algum lugar eles falaram... Alguém sabe se algum cursinho acertou?

    Até agora Estratégia (01) e Granconcurso (01).

    E o resto?

    Alguém falou no youtube sobre o Gracioli. Alguém pode indicar os vídeos dele e se ele acertou as notícias?

    Esse berço da mesopotania... alguém falou que era o Iraque. Isso você tira das aulas de Enem? Mas eu fiz Enem 10 anos atrás em 2008!

  • @Estudo para o Escrevente TJSP eu vi na aula de restrospectiva de atualidades sobre a visita do Papa ao iraque, o lançamento do satélite amazonia 1 e sobre a redução da meta do Brasil em 10 anos para 2050, sobre a pintura eu não vi, mas infelizmente na parte de atualidades na prova eu só me lembrei da redução da meta do Brasil, errei a do satélite e do Papa :(

  • A Cúpula do Clima organizada no Dia da Terra, em 22 de abril de 2021, pelo presidente Joe Biden, contou com 40 líderes políticos das nações mais poluidoras do Planeta e foi muito importante, pois marcou não somente o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, mas indicou também a disposição política de colocar a questão climática no centro das preocupações nacionais e internacionais da nova administração americana. Na abertura da Cúpula virtual o presidente Biden prometeu reduzir em 50% as emissões de carbono dos Estados Unidos (em relação a 2005) até o final desta década. 

    É quase o dobro do que Barack Obama havia prometido quando assinou os Acordos de Paris em 2015. Para responder essa questão, o estudante precisa estar atualizado com as questões ambientais mundiais e suas convenções e debates a cerca das metas estabelecidas pelas grandes potências mundiais em diminuir a emissão de poluente no meio ambiente. E, precisa ler atentamente a pergunta pois não há indicação clara que uma das alternativas complementa a declaração do presidente. Em uma primeira leitura houve um erro na impressão da prova. 

    A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta porque na fala do presidente do Brasil há a promessa de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e não a proibição da circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis.

    B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta pois ,segundo as promessas do presidente do Brasil, o desmatamento ilegal será zerado em 2030. Nessa fala não há qualquer menção da criação de leis que proíbam a derrubada de árvores. 

    C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta já que na lista de promessas do presidente do Brasil, a redução da emissão de gases de carbono, por exemplo, deve acontecer até 2050, e não 2040, além do fato de não haver qualquer menção sobre a totalização da frota de carros no Brasil serem de motores elétricos. 

    D) CORRETA – Essa alternativa está correta. O presidente da república Jair Bolsonaro prometeu antecipar a redução de gases de carbono na atmosfera em 10 anos até 2050.

    E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta. A promessa da redução da emissão de CO2 foi feita para o ano de 2050 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Durante a Cúpula do Dia da Terra, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil chegaria à neutralidade de emissões até 2050, antecipando em 10 anos a meta anterior.

    Resposta: D