Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre custo de oportunidade.
O custo de oportunidade é o que você DEIXA DE GANHAR, do que você abre mão, ao optar por uma alternativa.
Suponha que eu esteja estudando para concurso. Neste caso, ao optar gastar meu tempo estudando, eu optei por ter tempo de lazer. Ou seja, ao escolher o concurso, eu DEIXEI DE GANHAR o lazer.
De forma semelhante, se quando você for aprovado você resolver passar férias no Caribe, isso significa que você não vai estar no Brasil. Ou seja, ao escolher ir para o Caribe, você DEIXOU DE ESTAR no Brasil.
Assim, custo de oportunidade não é o que você gasta, mas é o que você deixa de ganhar, o que você abre mão.
No caso desta questão, se o técnico de enfermagem decidir cursar a faculdade de Medicina, muito provavelmente ele terá que deixar de trabalhar como técnico, já que a faculdade de Medicina é integral. Neste caso, se ele escolher a Medicina, deverá deixar de trabalhar como técnico e, portanto, deixará de receber o salário de técnico de enfermagem.
Dessa forma, ao escolher medicina, ele deixa de receber o salário como técnico de enfermagem.
Vamos para as alternativas!
A) Errada. O custo de oportunidade é sempre uma escolha presente, isto é, do que você abre mão NO PRESENTE. A remuneração futura está no futuro e não é um custo de oportunidade. Aliás, o técnico em enfermagem, ao optar por medicina, está justamente atrás de maior remuneração (ou seja, ele não abrirá mão da remuneração de médico, razão pela qual não temos aqui custo de oportunidade).
B) Certa. Como vimos acima.
C) Errada. O custo de oportunidade é o que você DEIXA DE GANHAR. A mensalidade é o gasto que estudante terá. Mas o que uma pessoa gasta NÃO É custo de oportunidade.
D) Errada. Esta é uma questão que não ocorre necessariamente. Pode ser que o estudante goste mais de estudar do que de atender pacientes durante o período do curso. Assim, ele pode ter GANHO de bem-estar.
E) Errada. A taxa interna de retorno seria o quanto que a graduação em medicina traria de benefício remuneratório ao estudante. Ou seja, seria o tanto que a remuneração futura dele aumentaria. Aqui, vale o mesmo comentário da alternativa A. Não se trata de custo de oportunidade.
Gabarito do Professor: Letra B.