Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre concorrência monopolística.
Vamos revisar as características da concorrência monopolística. Junto com o oligopólio, ela faz parte dos mercados mais comuns, apresentando uma combinação das características da concorrência perfeita e do monopólio.
Nesta estrutura de mercado, temos infinito número de ofertantes e de demandantes, não existem barreiras à entrada e há transparência de informações (apesar que a transparência não é perfeita, como na concorrência perfeita).
Mas o produto não é homogêneo, ou seja, os produtos são diferenciados e o consumidor consegue perceber essas diferenças entre os produtos (diferenças na reputação das marcas, na qualidade do produto, no atendimento, na garantia, no serviço de pós-venda, etc.).
Vamos analisar as alternativas!
A) Certa. De fato, a concorrência monopolística apresenta dois ou mais produtores. Afinal, se tivéssemos apenas um produtor, seria o caso de monopólio.
B) Certa. Na concorrência monopolística, os produtos são heterogêneos (diferenciados), mas são substitutos. Um exemplo são os notebooks: há notebooks de R$ 20.000,00 e há os de R$ 800,00. O consumidor pode preferir pagar mais para obter um notebook melhor, mas, na essência, é tudo notebook. Ou seja, há diferenciação (a marca e o desempenho do notebook, por exemplo), mas, no final, é tudo notebook, ou seja, são substitutos.
C) Certa. Como os produtos são diferenciados, cada empresa possui poder de monopólio sobre seu próprio produto. É por isso, por exemplo, que os notebooks da Apple custam muito mais: o consumidor percebe que os produtos Apple são diferenciados, razão pela qual a Apple pode aumentar o preço deles, isto é, pode exercer seu poder de monopólio para elevar os preços.
D) Certa. Como não há barreiras à entrada, empresas vão entrar no mercado atraídas pelos lucros e/ou sair do mercado se estiverem tendo prejuízo. No longo prazo, o lucro será nulo.
A diferença em relação ao mercado competitivo é que, no longo prazo, uma firma em concorrência perfeita obtém lucro nulo com custo médio mínimo. Já a firma em concorrência monopolística obtém lucro nulo no longo prazo, mas sem conseguir minimizar o custo médio (isto é, com capacidade ociosa).
E) Errada. Preço igual ao custo marginal é uma condição que só ocorre na concorrência perfeita. No caso da concorrência monopolística, isto não ocorre.
Gabarito do Professor: Letra E.