SóProvas


ID
5525341
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos consórcios públicos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: A ratificação do protocolo de intenções, realizada após 2 dois anos de sua subscrição, dependerá de homologação da assembleia geral do consórcio público.

  • Quanto aos consórcios públicos, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas

    A

    O consórcio público adquirirá personalidade jurídica de direito privado e integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

    B

    Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público na ausência de contrato de rateio dispondo sobre as formas de financiamento. 

    C

    A ratificação do protocolo de intenções, realizada após 2 dois anos de sua subscrição, dependerá de homologação da assembleia geral do consórcio público.

    D

    Os entes da Federação consorciados, ou os com eles conveniados, não poderão ceder-lhe servidores, devendo promover concurso público nos termos da Constituição.

  • Lei 11.107

    A - errada - Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

    I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

    II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

    § 1º O consórcio público com personalidade jurídica de direito público integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

    B - errada -

    Art. 8º Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio.

    § 2º É vedada a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.

    C - correta - Art. 5º O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, mediante lei, do protocolo de intenções.

    § 3º A ratificação realizada após 2 (dois) anos da subscrição do protocolo de intenções dependerá de homologação da assembléia geral do consórcio público.

    D - errada - Art. 4º São cláusulas necessárias do protocolo de intenções as que estabeleçam: § 4º Os entes da Federação consorciados, ou os com eles conveniados, poderão ceder-lhe servidores, na forma e condições da legislação de cada um.

  • Não entendi o erro da letra A

    Existe o entendimento doutrinário majoritário de que os consórcios públicos de direito privado também integram a ADM indireta.

    Alguém poderia me explicar por favor?

  • A questão indicada está relacionada com os consórcios públicos.

    - Consórcios públicos: artigo 241, da Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 11.107 de 2005.

     

    A)  ERRADA. O Consórcio Público pode ser de direito privado ou de direito público. De acordo com o art. 6º, § 1º, da Lei nº 11.107 de 2005, o consórcio público que possui personalidade jurídica de direito público faz parte da Administração Pública Indireta de todos os entes da Federação consorciados.

     

    B)   ERRADA. De acordo com o art. 8º, da Lei nº 11.107 de 2005, os entes consorciados apenas entregarão recursos ao consórcio público por meio de contrato de rateio.

     

    C)   CERTA. Com base no art. 5º, § 3º, da Lei nº 11.107 de 2005, a ratificação efetuada após dois anos da subscrição do protocolo de intenções dependerá de homologação da Assembleia Geral do Consórcio Público.

     

    D)  ERRADA. De acordo com o art. 4º, § 4º, da Lei nº 11.107 de 2005, os entes da Federação consorciados ou os com eles conveniados, poderão ceder servidores de acordo com a forma e as condições da legislação de cada um.


    Gabarito do Professor: C