SóProvas


ID
5525428
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A FUNSAÚDE adquiriu novos computadores para sua sede e, no momento do recebimento dos equipamentos, registrou suas informações no sistema e afixou uma placa com um código, em cada um deles, para facilitar sua identificação.
O procedimento realizado pela FUNSAÚDE é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli.

    Gab. C

  • TOMBAMENTO:

    identificação de um bem patrimonial.

    - cadastro, número, informações essenciais;

    - plaqueta/etiqueta/gravação;

    - material BIBLIOGRÁFICO -> CARIMBO.

    GAB LETRA C

  • Baixa : saída ou desincorporação de um bem do acervo patrimonial.

    Cessão: movimentação entre órgãos/entidades diferentes. Transferência gratuita da posse.

    Alienação: transfere o direito por meio de venda, permuta ou doação.

    Comodato: empréstimo do bem.

  • Alternativa C

    Fundamentação: o processo de tombamento consiste na inclusão de um bem permanente no sistema de controle patrimonial na unidade gestora e, em alguns casos, no seu balanço contábil.

    Destaca-se que o tombamento sempre deverá ser realizado a partir do momento da sua entrada na instituição e envolve desde o lançamento dos bens no Sistema Patrimonial até a assinatura e arquivamento dos Termos de Responsabilidade.

  • GAB: C

    "Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível)"

    PDF - ENAP