Tipos Modais de Transporte
Rodoviário: é o modal mais simples de ser utilizado, basta que existam rodovias, ruas, avenidas e estradas, em boas condições de tráfego ou não. Entretanto, essa facilidade de transporte se opõe ao elevado consumo de combustível.
Ferroviário: as ferrovias são completamente diferentes do modal rodoviário, pois, para que o transporte possa acontecer, são necessários investimentos para a implantação dos trilhos, e, mesmo assim, não é possível atingir todos os lugares desejados. Porém, seu custo energético é muito eficiente para grandes quantidades a longas distâncias.
Aeroviário: é o meio de transporte mais rápido, porém seu custo de implantação, como aeroportos, e de manutenção preventiva e o uso de equipamentos sofisticados torna este modal limitado a certas cargas.
Aquaviário: refere-se tanto aos modais marítimo e hidroviário, e vem sendo um meio muito utilizado para produtos de baixo custo, como ferro, cimento e vários outros.
Dutoviário: é utilizado para distribuir gás, petróleo, minérios e outros, através de dutos projetados para cada finalidade. No Brasil, são pouco utilizados se comparados aos demais modais, devido principalmente à especificidade da carga a ser transportada e ao altíssimo custo de implantação, além de barreiras econômicas e políticas.
Fonte: Classificação e Características dos Modais de Transportes, Janete Joana de Souza e Silva, UFMT.
Gab. A