SóProvas


ID
5525608
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em um gráfico de controle de qualidade, um produto é identificado como fora de controle quando a medição de determinada variável associada a este produto se encontra fora de uma faixa esperada no entorno de seu valor esperado.
Esta faixa é estabelecida com base em uma tolerância que está relacionada ao desvio padrão dessa variável, avaliado em amostras desse produto.
O desvio padrão utilizado como referência para este limite, 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    o desvio padrão é a raiz da variância, e quanto maior o tamanho da a mostra menos será a porcentagem de ocorrer um erro e assim minha variância diminui e com isso, automaticamente meu desvio padrão diminui.

  • desvio padrão ...

    A) não tem relação com o tamanho da amostra utilizada para avaliação dessa variável. Quanto maior o tamanho da amostra, mais próximo estamos da população. Exemplo: entrevistar todos os eleitores daquele município para saber qual será o voto é mais válido que tomar uma amostra dos mesmos eleitores.

    B) inicialmente, tende a diminuir com o tamanho da amostra, porém, depois, tende a aumentar para tamanhos de amostra muito grandes. Pelo contrário, tende a diminuir com amostras mais próximas da população (maiores), pelo já dito.

    C) inicialmente, tende a aumentar com o tamanho da amostra, porém, depois, tende a diminuir para tamanhos de amostra muito grandes. Pelo contrário, tende a diminuir com amostras maiores, pelo já dito.

    D) tende sempre a aumentar com o tamanho da amostra utilizada para avaliação dessa variável. Pelo contrário, tende a diminuir com amostras maiores, pelo já dito.

    E) tende sempre a diminuir com o tamanho da amostra utilizada para avaliação dessa variável. 

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX

  • GABARITO: Letra E

    Sabe-se que Desvio Padrão = √v. Quanto maior a variância, maior o desvio padrão, e vice-versa. Ou seja, desvio padrão e variância são diretamente proporcionais. Lembre-se que:

    Variância = Σ(Xn - x̅)²)/n (Desconsidere eventual fator de correção de Bessel)

    Veja que Variância e Tamanho da amostra (n) são inversamente proporcionais. Ou seja: Se o tamanho da amostra cresce, a variância diminui. E vice-versa.

    Uma vez que variância e desvio padrão são diretamente proporcionais, então a regra acima também se aplica ao desvio padrão. Logo:

    Quanto maior o tamanho da amostra, menor o desvio padrão, e vice-versa.

  • Desvio Padrão é uma medida de quanto a variável analisada se desvia do valor esperado (média da população).

    Ao analisar uma variável, por exemplo, integridade da embalagem, em um único produto, a probabilidade de existir um desvio com relação ao valor esperado é sempre o mesmo, o que não quer dizer que os desvios não vão ocorrer.

    O Desvio Padrão é calculado considerando o total de elementos da amostra, ou seja, se a amostra tem 10 elementos, serão somados os desvios da variável analisada em cada produto e essa soma será dividida por 10.

    Assim o recomendável é que a amostra seja a maior possível para que os eventuais desvios encontrados durante o processo de medição da variável seja minimizados.

  • Eu pensei um pouco mais simples.....

    Se aumento uma amostra, estou mais próximo da minha População e consequentemente o desvio padrão da amostra irá diminuir.

    Em questão de fórmulas, lembrei do Erro.

    E = Z. DP/√n

    Veja, o Erro é inversamente proporcional à √ n (tamanho da amostra).

    Assim, alternativa E !

    Bons estudos!!!!