As radiações não ionizantes são aquelas que não produzem ionizações, ou seja, não possuem energia capaz de produzir emissão de elétrons de átomos ou moléculas com os quais interagem.
As radiações ionizantes são aquelas que se caracterizam pela sua habilidade de ionizar átomos da matéria com que interagem. Os dois tipos de radiação ionizante são a radiação particulada (alfa, beta, nêutrons) e a eletromagnética (raios X, raios gama).
Analisando as sentenças.
I. As radiações eletromagnéticas do tipo X e gama são as menos penetrantes. FALSA
Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir). Têm altíssima velocidade que se igual à velocidade da luz (300 000 km/s).
II. A radiação alfa é inofensiva, pois possui um poder de penetração no tecido humano muito pequeno. VERDADEIRA
As partículas Alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel, elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas.
III. A radiação do tipo beta é bastante penetrante em comparação a todos os demais tipos de radiação. FALSA
As partículas Beta são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos, ocasionando danos à pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam ingeridas ou aspiradas
Fonte:http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao