A avaliação 360º trata-se de um método de avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que possuem alguma forma de interação com o avaliado. Dessa forma, participam da avaliação, por exemplo: superior, colegas de trabalho, fornecedores, clientes e todas as demais pessoas que estão ao redor do avaliado (daí o nome de 360º).
Esse método de avaliação tem um foco predominantemente gerencial e comportamental. Os diversos avaliadores preenchem formulários (geralmente eletrônicos) e, posteriormente, todos os dados gerados são tabulados e o avaliado recebe um relatório individual de forma reservada sobre os mapeamentos feitos como retroação. A partir desse relatório, o avaliado, com auxílio do seu superior, elabora um plano individual de desenvolvimento.
Vejamos as vantagens e desvantagens desse método de avaliação:
VANTAGENS
O sistema é mais compreensivo e as avaliações provêm de múltiplas perspectivas
A qualidade da informação é melhor
Complementa as iniciativas da qualidade total
Enfatiza os clientes interno/externos e o espírito de equipe
Como a retroação vem de vários avaliadores, pode haver preconceitos e prejuízos
A retroação fornecida pelo entorno permite o autodesenvolvimento do avaliado.
DESVANTAGENS
O sistema é administrativamente complexo para combinar todas as avaliações
A retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado.
Pode envolver avaliações conflitivas emitidas sob diferentes pontos de vista
O sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem
As pessoas podem fazer conluio ou jogo para dar avaliação inválida para as outras.
Com a teoria sobre a avaliação 360º em mãos, vamos analisar as alternativas:
Alternativa A: Certo. A alternativa apresenta uma das vantagens e premissas do método. Uma vez que o funcionário é avaliado por seus pares, como superior, colegas de trabalho, fornecedores, clientes, etc (daí o nome de 360º), há múltiplas perspectivas de avaliação, o que torna o sistema mais compreensivo.
Alternativa B: Errado. Ao contrário do que afirma alternativa, a avaliação 360º se trata de um método complexo para combinar todas as avaliações. Esta também é uma de suas desvantagens.
Alternativa C: Errado. A alternativa não tem nenhuma relação com a avaliação 360º.
Alternativa D: Errado. O foco predominantemente do método é gerencial e comportamental, contando com múltiplas perspectivas de avaliação. Não se limita às críticas positivas. O baixo desempenho deve ser exposto ao avaliado para que tenha a possibilidade de desenvolvimento, a partir da ciência de seus pontos francos.
Alternativa E: Errado. Participam da avaliação não apenas subordinados, mas também o superior, colegas de trabalho, fornecedores, clientes e todas as demais pessoas que estão ao redor do avaliado (daí o nome de 360º).
Gabarito: A
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
AVALIAÇÃO 360º OU CIRCULAR.
Q840492 Na avaliação 360°, ou circular, o funcionário recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores.
Q784290 Avaliação 360º contempla a auto avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona.
A avaliação 360º lida com gestores ou com supervisores nos contextos organizacionais em que a cultura dominante se caracterize por valores e práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação. Nesse caso percebemos que uma organização que trabalhe desse jeito abre portas para que gerentes, supervisores e líderes possam opinar, discutir, avaliar, decidir sobre a postura, comportamento, feedback e melhoria de uma pessoa, de um processo e das deficiências a serem corrigidas numa organização.
FONTE: QC