SóProvas


ID
5526871
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Educação Corporativa é uma prática empresarial que se baseia na disseminação e na manutenção do processo de aprendizagem, visando à promoção do desenvolvimento dos colaboradores de forma consonante com os objetivos da empresa.
Sobre o conceito de Educação Corporativa, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A educação corporativa, ou educação empresarial, tem o objetivo de fazer a gestão de conhecimento dentro das organizações alinhada às metas do negócio. Ou seja, ela visa colocar os colaboradores em um processo de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com  que serão importantes para a empresa

  • RESPOSTA LETRA B

    B- Tem origem na incapacidade do Estado de fornecer mão de obra adequada ao mercado. 

    Até agora não entendi o porquê, mas essa é a resposta da Banca.

  • Gabarito: B

    Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p.24).

    Segundo Jeanne Meister (1999), a Educação Corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionáriosclientes, fornecedores e comunidadea fim de cumprir as estratégias da organização” (p.35). 

    Este fenômeno em crescente expansão tem como sustentação a chamada ‘sociedade do conhecimento’, “cujo paradigma é a capacidade de transformação [...] do indivíduo social por meio do conhecimento” (Managão, 2003, p. 9). Um ‘novo trabalhador’ é exigido nesse contexto, que enfatiza as ‘competências’ segundo um “comportamento independente na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo, de pensar e agir em sistemas interligados, e de assumir a responsabilidade no grupo de trabalho” (Markert 2000, apud Quartiero & Cerny, 2005, p.28).

    A Educação Corporativa se justifica, segundo a literatura, pela 'incapacidade' do Estado em fornecer para o mercado mão-de-obra adequada. Desta forma, as organizações chamam para si essa responsabilidadedefendendo o deslocamento do papel do Estado para o empresariado na direção de projetos educacionais – Teoria do Capital Intelectual. “As empresas [...] ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa” (Meister, 1999, p. 23).

    Esse modelo educativo oferecido pelas empresas abrange várias modalidades de ensino, tais como: cursos técnicos (inglês, informática, etc.), educação básica (ensino fundamental e médio), pós-graduação lato sensu, entre outros. Ele emerge na década de 1950 nos Estados Unidos, a partir da crítica ao tradicional modelo de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) das empresas, considerado então obsoleto para os padrões do ‘novo modelo produtivo’ – a acumulação flexível: 

    [...] as características de um setor de Treinamento e Desenvolvimento padrão se tornaram tão desgastadas que melhorias ou mesmo uma reengenharia mais forte não seriam suficientes para adequá-lo às novas necessidades de educação no espaço das organizações (Quartiero & Cerny, 2005, p. 34).

    Fonte: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/educor.html (acessado em 16/11/2021)

  • A questão em análise nos faz refletir sobre a educação corporativa. Essa é uma metodologia de ensino continuado abrangente, que visa a educação de todos os colaboradores de uma organização.

    Segundo Chiavenato (2020), as empresas estão transformando-se em organizações educadoras e desenvolvendo educação corporativa em virtude de: “Emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível; Advento e consolidação da economia do conhecimento; Redução do prazo de validade do conhecimento; Novo foco na capacidade de empregabilidade / ocupacionalidade para a vida toda, em lugar do emprego para a vida toda; Mudança fundamental no mercado da educação global".

    Segundo Meister (1999), a Educação Corporativa origina-se da incapacidade do Estado em fornecer mão-de-obra adequada para o mercado. Com isso, as organizações puxam a responsabilidade de transformar essa capital intelectual, deslocando esse papel do Estado para o empresariado. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.


    Fontes:

    MEISTER, J. C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.

    CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11ª Ed. São Paulo: Atlas, 2020.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • GAB B

    EDUCAÇÃO CORPORATIVA pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços). 

    Objetivos da educação corporativa:

    1. Promover a gestão do conhecimento;
    2. Qualificar pessoas;
    3. Desenvolver competências;
    4. Educação Corporativa reduz a taxa de Turnover. (O Turnover é a alta rotatividade de funcionários).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Por que não poderia ser a C ?

  • Pelo comentário à questão feita pelo professor, a banca utilizou o conceito para educação corporativa de um determinado autor e não houve esta especificação no enunciado da questão. Entendo que isso dificulta ao candidato responder corretamente a questão.