SóProvas


ID
5526895
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho a seguir.
            “O sucesso de uma organização depende da existência de
               incentivos condizentes com as contribuições exigidas”.
É correto afirmar que o trecho está diretamente relacionado ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Equilíbrio Organizacional desenvolvida por Simon, onde cada participante ou grupo de participantes recebe estímulos, seja ele incentivos ou recompensas, e em troca fazem contribuições à organização.

  • GAB B

    Teoria do equilíbrio organizacional.

    • Ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece alicientes e incentivos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Equilíbrio organizacional.

    O equilíbrio organizacional é uma importante teoria advinda das teorias comportamentais que afirma que a organização é um sistema no qual os participantes oferecem trabalho e dedicação para a organização em troca de incentivos, desde que haja equilíbrio. Afirma-se que as organizações fazem investimentos nos participantes (através de incentivos/alicientes) enquanto esperam retorno (contribuições). Os participantes, por sua vez, também fazem investimentos na organização (contribuições), buscando retorno para si (incentivos/alicientes). Essa troca é que gera a relação de reciprocidade entre organizações e seus participantes.

    Neste sentido, o equilíbrio organizacional diz que os participantes da organização manterão sua participação à medida que percebam que essa participação vale a pena para eles, pois eles devem receber recompensas que estejam de acordo com o esforço empreendido em prol da organização. Haverá equilíbrio quando todos os participantes contribuírem na medida que a organização possa continuar gerando retornos suficientes para distribuir para que os participantes continuem atuando.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre equilíbrio organizacional.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Chiavenato (2003), a Teoria do Equilíbrio Organizacional esclarece como ocorre a cooperação entre indivíduos e organização, essa teoria preconiza que os incentivos que essas pessoas recebem da organização, tais como: dinheiro, benefícios, promoções dentre outras em troca de suas contribuições para a organização: trabalho, dedicação, pontualidade etc.

    Neste sentido, verifica-se que há equilíbrio organizacional quando as contribuições disponibilizadas pelos participantes (colaboradores) são equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa. Os conceitos básicos dessa teoria são: incentivos, utilidade dos incentivos, contribuição e utilidade das contribuições.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que “sucesso de uma organização depende da existência de incentivos condizentes com as atribuições exigidas". Há equilíbrio organizacional quando as contribuições dos colaboradores satisfazem os incentivos ofertadas pela organização.


    Fonte: 

    CHIAVENTATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Incentivos condizentes com as contribuições exigidas = Equilíbrio

  • GABARITO: LETRA B

    No contexto da teoria do equilíbrio organizacional, ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e, em troca, oferece alicientes e incentivos. Dessa forma, um dos postulados dessa teoria estabelece que cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização. Os conceitos básicos dessa teoria são os seguintes:

    • Incentivos ou Alicientes: são “pagamentos” feitos pela organização aos seus participantes (como salários, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento e promoção, reconhecimento, etc.).
    • Utilidade dos incentivos: cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo: é a função utilidade, subjetiva para cada indivíduo em função de suas necessidades pessoais.
    • Contribuições: são os “pagamentos” que cada participante efetua à sua organização (como trabalho, dedicação, esforço, desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento etc.).
    • Utilidade das contribuições: esforço que um indivíduo tem para a organização, a fim de que esta alcance seus objetivos.

    AS DEMAIS ALTERNATIVAS:

    a) Sistemas de provisão: são comumente associados aos processos de agregar pessoas, que, em tal contexto, são utilizados para incluir novas pessoas em uma organização. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    c) Gestão de Mudanças: está associada à modificação ou transformação da organização, visando manter ou melhorar sua eficácia por meio do gerenciamento, no que tange aos processos de mudança Hayes (2002 apud Santos, 2014).

    d) Desenvolvimento organizacional: é a aplicação do conhecimento das ciências comportamentais em um esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização, confrontar-se com o ambiente externo e incrementar sua capacidade de resolver problemas.

    e) Contexto Legalista: é comumente associado ao estudo da gestão no âmbito da Administração Pública. Dessa forma, se identifica com as regras jurídicas e reduz seu problema à elaboração de leis e regulamentos de aplicação geral, com todos os pormenores necessários para seu cumprimento automático.

    FONTE: Professor Marcos André TEC Concursos