-
Os estilos de administração dos conflitos podem criar diferentes resultados.
1. Evitação ou acomodação: Pode criar um conflito do tipo perder/perder, no qual nenhuma parte alcança aquilo que pretende e as razões do conflito permanecem intactas. Embora, o conflito pareça desaparecer, na realidade, ele voltará no futuro. A evitação é uma forma extrema de não atenção.
2. Acomodação ou suavização: Destaca as diferenças, similaridades e as áreas de possível acordo. A coexistência pacífica e o reconhecimento de interesses comuns é o seu objetivo. Na prática, a suavização pode ignorar a essência real do conflito.
3. Competição ou comando autoritário: Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha às custas da outra. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra. Os métodos de ganha/perder podem não atingir as causas profundas do conflito e possíveis conflitos futuros podem vir a ocorrer. Uma parte domina a outra, como o gerente que dá ordens aos subordinados.
4. Compromisso: Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Ocorre quando cada parte dá algo ganhar algo de valor. Nenhuma parte fica totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos.
5. Colaboração ou solução de problemas: Tende a reconciliar diferenças entre as partes. É o estilo mais eficaz de administração de conflitos. É uma forma de ganhar/ganhar, onde os assuntos discutidos e resolvidos para benefício mútuo das partes conflitantes. É alcançada através da confrontação dos assustos e da vontade dos envolvidos em renconhecer o que está errado e que merece atenção. Os assuntos relevantes são discutidos abertamente.
Gabarito:errado.
-
Conflito é quando uma das partes (pessoa ou grupo) tenta alcançar seu objetivo, que está interligado com outra parte (pessoa ou grupo de pessoas) e esta interfere naquela que procura atingir seu objetivo."
Conflito - é a interferência ativa ou passiva para impor bloqueio.
-
Uma dúvida: "No padrão de resolução perder/perder, ambas as partes não abrem mão de coisa alguma"... Se o padrão é perder/perder, os dois lados abrem mão de algo, certo? Não estaria aí outro erro da questão?
-
Sim Pedro, no Perder/Perder, ambos abrem mão, tb chamado de abstenção, evitação,fuga.Contudo, o erro tb reside no fato de que nesse estilo de administração do conflito a tendência é de que ele volte, e não seja eliminado como afirma a questão.
-
GESTAO DE CONFLITOS:
EVITAÇÃO (perde/perde): preferem evitar o problema, fingido que ele não exite.
COMPETIÇÃO (ganha/perde): o colaborador quer sempre levar a melhor em cima dos outros
COMPROMISSO: quando existe uma colaboração equilibrada para cada situação
COLABORAÇÃO (ganha/ ganha): existe uma preocupação que todos ganhem
ACOMODAÇÃO/SUAVIZAÇÃO (perde/ganha): o colaborador não se importa quando o outro leva a melhor, prefere evitar discussão
-
ACHO QUE O QUE ESTA ERRADO NA QUESTÃO É FALAR DO PERDE-PERDE NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS O QUE NÃO EXISTE AO MEU VER, POIS SE OS DOIS LADOS PERDEM É PORQUE O CONFLITO PERSISTE. E DISCORDO DO COMENTÁRIO ACIMA DIZENDO QUE A AVETAÇÃO É PERDE-PERDE, POIS NA EVITAÇÃO UM RECUA VENDO QUE O CONFLITO NÃO É TÃO IMPORTANTE AO PONTO DE CONFRONTAÇÃO E NESSA SITUAÇÃO É GANHA-PERDE, POIS EVITANDO UM CONFLITO DESNECESSÁRIO A PESSOAL ESTA GANHANDO E NÃO PERDENDO.
FÉ E FORÇA
-
A maneira pela qual um conflito é resolvido influencia os futuros episódios de conflito. No padrão de resolução perder/perder, ambas as partes não abrem mão de coisa alguma e, portanto, nenhuma delas alcança nada do que pretendia, o que encerra o conflito e tende a eliminá-lo no futuro.
A parte em negrito é o erro.
-
ITEM = ERRADO
NO PADRÃO DE RESOLUÇÃO GANHAR / PERDER, AMBAS AS PARTES NÃO ABREM MÃO DE COISA ALGUMA
NO PADRÃO DE RESOLUÇÃO PERDER/ PERDER, AMBAS AS PARTES ABREM MÃO