Consoante Santa Anna (2015, 321):
A ontologia pode ser entendida de inúmeras formas, desde disciplina da Filosofia, como da Informática, estendendo-se para o contexto da arquitetura informacional. Sua essência, ao ser abordada pela Catalogação se restringe à "[...] faceta semântica da representação de seres, entes, assuntos, e conteúdos temáticos relativos a objetos digitais" (ALVARENGA, 2006, p. 92).
Gab. C
SANTA ANNA, Jorge. A (R) evolução digital e os dilemas para a catalogação: os cibertecários em atuação. Rev. Digit.Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas, SP, v.13, n.2, p. 312-328, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/download/8634632/3388/5070
A questão aborda a temática da representação da informação e das linguagens documentárias.
A palavra-chave para resolução desta questão é “restrita". A ontologia é única das alternativas que é ligada tão somente aos aspectos semânticos da representação de um objeto digital.
Metadados e pontos de acesso podem estar ligados também a características físicas, descritivas, lógicas e de outros aspectos dos objetos digitais. Os hipertextos e os vínculos podem ser considerados os próprios objetos digitais.
As ontologias (letra C) determinam características temáticas e de conteúdo de um objeto digital em um sistema, relacionando-o com outros objetos que possuam características semânticas similares.
Gabarito do Professor: Letra C