Conforme o prof Odilon Pereira.
SUBDIVISÕES PADRÃO - A primeira das tabelas auxiliares, tradicionalmente conhecida por Subdivisão Padrão (na verdade, a rigor, todas o são), abrange conjuntos de ideias secundárias, quase todas associadas ao conceito de forma (física, estrutural do documento, ou de tratamento do assunto principal, conforme as categorias de usuários).
SUBDIVISÕES DE LITERATURAS INDIVIDUAIS - Esta tabela tem como finalidade proporcionar números que representam os diversos detalhes próprios da literatura, como os gêneros (ou formas literárias), os períodos, as escolhas, as pessoas envolvidas com a criação literária, os leitores especiais a que se destinam certas categorias de obras, os estilos, a crítica literária, a retórica, etc.
SUBDIVISÕES DE LÍNGUAS INDIVIDUAIS - Esta tabela é constituída de números que representam as divisões, subdivisões, detalhes, aspectos da Gramática Geral quando aplicados a uma língua específica. É, por isso, de emprego exclusivo com números principais da Classe 400, no intervalo 420-490.
SUBDIVISÕES DE GRUPOS RACIAIS, ÉTNICOS, NACIONAIS - Os números dessa tabela não podem ser empregadas a não ser justapostas a um número principal, com autorização expressa do Sistema. Há três tipos de possibilidades de justaposição: a) diretamente ao número principal; b) através do elemento de ligação 089 da Subdivisão Padrão, e c) tendo como elemento de ligação com o número principal dígitos retirados de outras tabelas, como o -174 (da Tabela de Área).
Gab. D
SILVA, Odilon Pereira. CDD: Classificação Decimal de Dewey: manual teórico-prático para os alunos da disciplina Classificação no Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, [20--?].
Questão que aborda o uso das tabelas auxiliares da Classificação Decimal de Dewey.
Para expandir a capacidade de classificação de um documento em múltiplas facetas, a CDD utiliza as tabelas auxiliares para complementar os números das classes. Cada uma das tabelas auxiliares possui características próprias de uso e de combinação com os números das classes principais. Abaixo identificamos as características principais de cada tabela.
1. subdivisões de grupos raciais, étnicos, nacionais: só pode ser usada justaposta a um número principal com autorização do sistema.
2. subdivisões de línguas individuais: seu uso é exclusivo para a classe 400.
3. subdivisões de literaturas individuais: utilizada para representar facetas da literatura como gênero literário, os períodos, os leitores especiais a que se destina a obra, entre outras.
4. subdivisões padrão: utilizada para associar ideias secundárias ao número principal, geralmente ligadas a forma do documento, podendo ser física ou estrutural.
Desta forma, identificamos a sequência correta 3, 4, 1 e 2 (alternativa D)
Gabarito do Professor: Letra D .