Conforme a IFLA (1994, p. 1-2):
Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades. As colecções e serviços devem incluir todos os tipos de suporte e tecnologias modernas apropriados assim como fundos tradicionais. É essencial que sejam de elevada qualidade e adequadas às necessidades e condições locais. As colecções devem refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação.As colecções e os serviços devem ser isentos de qualquer forma de censura ideológica, política ou religiosa e de pressões comerciais.
Gab. E
Fonte: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf
A questão aborda a gestão e o desenvolvimento de coleções.
O Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas (1994) estabelece a importância da biblioteca pública como agente de transformação social, promovendo educação e cultura a comunidades diversas.
Sobre as coleções, identificamos as assertivas como:
I – VERDADEIRA. A biblioteca pública é um órgão de promoção de acesso à informação e não pode se submeter a censuras descabidas.
II – VERDADEIRA. A biblioteca pública deve ser um organismo de seu tempo, acompanhando as mudanças e novidades presentes na literatura sem ignorar a história e memória de seu meio social.
III – FALSA. Os suportes convencionais não devem ser substituídos pelas tecnologias. Pelo contrário, ambos devem coexistir. Lembrando que a biblioteca pública é um ambiente de pluralidade, que deve ser capaz de atender as diferentes necessidades de informação de diferentes tipos de usuários utilizando os mais diferentes tipos de suporte necessários.
Gabarito do Professor: Letra E