A questão trata das formas de tratamento e destinação dos resíduos sólidos, abordando os conceitos de reciclagem, compostagem, incineração, aterro sanitário e pirólise.
LETRA A - INCORRETA
A reciclagem pode ser definida como a reintrodução dos resíduos no processo de produção. Tem como benefícios a economia de energia gasta na produção e a redução de demanda por matéria-prima. Essa reintrodução requer a alteração de propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas para a fabricação de novos produtos ou insumos. Portanto, a LETRA A está INCORRETA.
LETRA B - INCORRETA
Já a compostagem é um processo de tratamento no qual a matéria orgânica, em condições adequadas de temperatura, umidade e aeração, é transformada em um produto estável, chamado composto orgânico, tendo grande aplicabilidade na agricultura. Apesar de algumas citações na literatura da compostagem anaeróbica, é tradicionalmente um processo aeróbico. Portanto, a LETRA B está INCORRETA.
LETRA C - INCORRETA
A incineração é um processo de combustão controlada que acontece entre 800 e 1000 ºC, convertendo carbono e hidrogênio em gás carbônico e água. É um processo que ocorre em ambiente rico em oxigênio e tem como objetivo a redução de volume e massa dos resíduos. Assim, a LETRA C, por citar a ausência de oxigênio, está INCORRETA.
LETRA D - INCORRETA
A pirólise é um processo de recuperação de energia e consiste em submeter materiais de composição química complexa a temperatura e pressão apropriadas, sem que ocorra combustão, a fim de transformá-los em hidrocarbonetos, na forma de óleo e gás. Dessa forma, como a alternativa cita a queima, conclui-se que a LETRA D está INCORRETA.
LETRA E - CORRETA
O aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos no solo, que tem como objetivo confinar o rejeito no menor volume possível e onde se deve cobrir com uma camada de terra ao fim do trabalho de cada dia. Para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, os aterros sanitários devem ter, dentre outros sistemas, o sistema de impermeabilização, que isola o rejeito do solo natural, minimizando a percolação de lixiviados e biogás. Portanto, a LETRA E está CORRETA.
Por fim, conclui-se que a LETRA E é a única alternativa CORRETA.
Gabarito do Professor: LETRA E.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Meio Ambiente. Cadernos de Educação Ambiental - Resíduos Sólidos. São Paulo, 2014.