A) ERRADO. Na relação de parasitismo, ambos os organismos são prejudicados.
C) CERTO. Na relação de parasitismo, um organismo é favorecido e o outro, prejudicado.
D) ERRADO. Na relação de parasitismo, um organismo é favorecido e o outro, não é favorecido e nem prejudicado.
Apenas um organismo é prejudicado, enquanto o outro se beneficia.
Parasitismo é uma relação ecológica interespecífica e desarmônica. Nessa interação observamos uma espécie comportando-se como parasita e outra como hospedeiro, sendo essa última fundamental para a sobrevivência do parasita. (Fonte: Mundo Educação)
B) ERRADO. Na relação de comensalismo, um organismo é favorecido e o outro, prejudicado.
E) ERRADO. Na relação de comensalismo, ambos os organismos não são nem favorecidos e nem prejudicados.
Não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, ambas se beneficiam.
O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia. Em outras palavras, no comensalismo apenas um indivíduo se beneficia, não gerando nenhum prejuízo para a outra espécie envolvida. Alguns autores consideram o inquilinismo um tipo de comensalismo, pois no inquilinismo uma espécie se beneficia sem prejudicar a outra, como é o caso das epífitas que vivem sobre as árvores em busca de luz. (Fonte: Mundo Educação)
Parasitismo: uma associação em que uma espécie (parasita) vive a custa de alimento retirado de outra (hospedeira). Ex: carrapatos, piolhos e pulgas instalam-se na superfície do corpo de outros animais (geralmente vertebrados) obtendo sua sobrevivência.
Comensalismo: relação ecológica em que só uma espécie é beneficiada, ao passo que a outra não é beneficiada nem prejudicada. Ex: No intestino humano, amebas da espécie Entamoeba coli obtêm restos alimentares e abrigo, sem beneficiar nem prejudicar a pessoa.