Moreno, tomando do modelo teatral seus elementos, distinguem, para a cena psicodramática, cinco elementos ou instrumentos:
a) Cenário: neste continente desdobra-se à produção e nele podem-se representar fatos simples da vida cotidiana, sonhos, delírios, alucinações.
b) Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em Psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem.
c) Diretor: o psicoterapeuta do grupo é também o diretor psicodramático. O diretor do psicodrama está atento a toda informação ou dado que o protagonista dê, para incluí-la na cena, guia e ajuda a chegar à cena com espontaneidade.
Uma vez começada a cena, o diretor se retira do espaço dramático e somente intervém se é necessário incluir alguma técnica, dando ordens ao protagonista ou ego-auxiliares.
d) Público: é o grupo terapêutico Moreno distingue três procedimentos, segundo o objeto de estudo para se abordar quando se dramatiza: Psicodrama, tratamento dos conflitos individuais. Sociodrama, onde o objeto de estudo são os grupos sociais.
e) Role playing: quando o Psicodrama é utilizado para a formação e treinamento de papéis profissionais e técnicos
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/metodo-psicodramatico/12375
• O DIRETOR é o psicodramatista, responsável pela condução do processo;
• O EGO AUXILIAR é a pessoa que irá ajudá-lo nesse processo;
• O PROTAGONISTA é o indivíduo que representa o grupo e suas questões;
• O PALCO é o lugar físico em que a dramatização está tomando lugar; e,
• Por fim, a PLATÉIA é composta de todos os demais integrantes do grupo.