O Oriente Médio tem relevância desde a antiguidade, por motivos diversos e em circunstâncias históricas igualmente diversas. Faz parte do chamado Crescente Fértil onde se desenvolveram comunidades humanas sedentárias , que se tornaram unidades políticas e culturais, geograficamente estabelecidas na Antiguidade, algo em torno de 4500 a. C.
Sempre foi área de intenso comércio , visada por povos da região em expansão tais como egípcios, assírios, babilônicos, persas, romanos, macedônios, árabes e turcos otomanos.
Por ser uma área de “ passagem", entre desertos , guarda aspectos culturais e étnicos de vários povos e , desde o advento da exploração de petróleo tornou-se uma área de disputa entre as potências industriais necessitadas do óleo como combustível e matéria prima. Ou seja, mais ou menos desde a Primeira Grande Guerra de 1914 a 1918. Foi peão do jogo da Guerra Fria e em muito se "naturalizou" as questões de conflitos na área para justificar interferência de potências imperialistas.
E, embora haja, cada vez mais a busca de fontes de energia alternativas e menos poluentes , até mesmo para que seja diminuída a dependência das áreas exportadoras de petróleo - o que pode gerar uma crise internacional como aconteceu no momento dos choques de petróleo da OPEP na década de 1970 - a economia industrial do mundo contemporâneo ainda necessita de petróleo em grandes quantidades.
Por conseguinte, o Oriente Médio ainda mantém sua importância estratégica, apesar das inovações tecnológicas em relação ao fornecimento de energia.
E, a afirmativa apresentada na questão é incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.