A ONU foi criada, após a segunda guerra mundial, com dois propósitos. Um, herdado da proposta da criação da Liga das Nações, do presidente Woddrow , ao final da Primeira Guerra Mundial, era o de criar um fórum para solução pacífica de controvérsias entre os Estados na arena internacional. Outro era o de criar, para os vencedores da Segunda Guerra, uma organização através da qual poderiam divulgar e garantir seus valores e seus interesses ao redor do mundo.
Quando de sua fundação a ONU contava com a participação de 51 Estados. Praticamente todo o continente africano era dividido em colônias de países europeus. Havia também regiões de dominação colonial na Ásia. Hoje em dia são 193, havendo uma série de observadores sem direito de voto. Além disso , houve , ao longo do tempo, a criação de uma série de agências e de órgãos internacionais que criam, como um todo, o que é entendido como Sistema ONU.
Na medida em que os estatutos da Organização das Nações Unidas passou por poucas modificações, que a adaptassem à nova agenda da arena internacional e ao novo quantitativo de Estados – o que significa maior variedade de interesses – a força da organização no sentido de verdadeiramente interferir na política internacional diminuiu bastante. O poder de veto do Conselho de Segurança ainda está nas mãos dos vencedores da Segunda Guerra e , o fato do voto na Assembleia Geral ser por Estado ( Um Estado/ um voto) faz com que estes países não tenham mais condição de controlar a maioria. A maioria é formada por Estados que eram antigas colônias ou eram do então chamado Terceiro Mundo.
Desta forma, as organizações que formam o Sistema ONU e que tratam de questões específicas e não diretamente ligadas ao jogo político, paz e guerra, tem melhores condições de atuação e de sucesso na arena internacional.
É possível ter esta percepção através da leitura das publicações da Organização.
A afirmativa é verdadeira.
Gabarito do Professor: CERTO.