-
Materiais de consumo têm curta duração, no máximo 2 anos e muitos desses materiais são descartáveis .
-
Material com grande duração é material permanente, maior que 02 anos.
-
Questão muito vaga ! Para mim um objeto de consumo que dura dois anos é de longa duração visto que a maioria das coisas que compramos hoje só dura um e as vezes nem isso. kkkkkkkkkkkkk
-
A função aquisição é uma das sete funções arquivísticas (Criação/Produção,
Classificação, Avaliação, Descrição, Conservação/preservação,
Aquisição, Difusão/acesso).
A aquisição deve ser entendida como todas as formas de entrada dos documentos no conjunto documental da instituição. As formas de entrada mais conhecidas são transferência e recolhimento. Entretanto, a doação, o empréstimo e a permuta, em casos muito específicos, também são formas de entrada e fazem parte da função aquisição.
Segundo o art. 12 da Lei nº 8.159/91, que trata da política nacional de arquivos públicos e privados,
"Art. 12 - Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional.
Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
Parágrafo único - Na alienação desses arquivos o Poder Público exercerá preferência na aquisição.
Art. 14 - O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor.
Art. 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas. "
Caso haja algum documento privado que seja de interesse da administração, o poder público tem preferência na aquisição e a doação, por exemplo, pode ser uma alternativa, conforme a vontade do proprietário.
Nesse sentido, toda forma de entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediários e permanentes é uma forma de aquisição.
Entretanto, emulação não tem nenhuma relação com a aquisição. Emulação é um procedimento que promove a reprodução de um ambiente obsoleto, de modo que um software continue funcionando mesmo que o ambiente antigo não exista mais.
Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 14 de janeiro de 2022.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
GABARITO: ERRADO
Material permanente:
É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.
Material de consumo:
É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.