1 - VLAN = A idéia central da tecnologia VLAN é dividir uma LAN em segmentos lógicos, em vez de físicos. Uma LAN pode ser dividida em diversas LANs lógicas denominadas VLANs. Cada VLAN é um grupo de trabalho na organização.
2 - NAT = A ideia básica por trás do NAT é atribuir a cada empresa um único endereço IP (ou, no máximo, um número pequeno deles) para tráfego na Internet. Dentro da empresa, todo computador obtém um endereço IP exclusivo, usado para roteamento do tráfego interno. Porém, quando um pacote sai da empresa e vai para o ISP, ocorre uma conversão do endereço IP interno para o endereço IP público.
Ele tem sido usado com firewalls para privacidade, pois impede os pacotes de chegada não solicitados, por padrão. Por esse motivo, é provável que ela não desapareça mesmo quando o IPv6 tiver sido implantado de modo geral.
3 - WAN = Uma rede a longa distância, ou WAN (Wide Area Network), abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente
4 - VPN = Redes chamadas VPNs (Virtual Private Networks) podem ser usadas para unir as redes individuais em diferentes locais em uma rede estendida. Em outras palavras, o mero fato de um usuário estar a 15 mil quilômetros de distância de seus dados não deve impedi-lo de usá- -los como se eles fossem dados locais. Resumindo, trata-se de uma tentativa de dar fim à ‘tirania da geografia’.
1 - 4 - 3 - 2
GAB A.
Forouzan + Tanenbaum