SóProvas


ID
5530672
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda


    Em setembro de 1522, chegava ao porto espanhol de Sanlúcar de Barrameda (próximo a Sevilha, no sul da Espanha) uma estranha embarcação com o casco perfurado. Os 18 homens que compunham a tripulação vinham muito magros, com barbas e cabelos longos. Na pele queimada de sol, traziam feridas mal curadas.

    Quando desembarcaram, suplicaram por velas de cera. Queriam ir até a igreja mais próxima acendê-las em agradecimento aos céus por terem retornado à terra, depois de três anos no mar.

    Da última vez que a embarcação havia partido daquele porto, estava acompanhada de outras quatro naus, e a tripulação era de 243 marinheiros. Durante os anos no mar, aqueles homens enfrentaram tempestades capazes de destruir frotas inteiras, batalhas campais, rebeliões, naufrágios, doenças desconhecidas e frio. No meio do mar, passaram sede e fome severas. Depois de devorar os ratos, comeram pedaços de couro que cobriam os barcos.

    Com muitas perdas e só alguma carga valiosa a bordo, os viajantes retornavam de uma expedição que parecia fadada a ser vista como um fracasso. Ainda assim, a primeira viagem a contornar a Terra, que neste 2019 completa 500 anos de seu início, entrou para a história como um dos maiores feitos da humanidade.

    Para alguns, tal saga, iniciada pelo português Fernão de Magalhães, é comparável à chegada do homem à Lua. Para outros, trata-se de façanha ainda maior, por ser a primeira viagem que efetivamente descobriu o planeta Terra.

     “Há um paralelismo feliz desta viagem com a ida à Lua. Os astronautas nos anos 1960, antes mesmo de chegarem à Lua, sempre falavam de Magalhães, Vasco da Gama e Colombo como pessoas inspiradoras, homens que fizeram algo, em certos aspectos, mais difícil do que eles estavam fazendo”, explica o historiador português João Paulo Azevedo de Oliveira e Costa.

    De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço, só conseguiu retornar à superfície da Terra com ajuda remota dos engenheiros nos EUA. “Isso não existia para os navegadores. Não havia comunicação com Lisboa ou Sevilha, e os riscos eram maiores”.

(Fabrício Lobel e Marcelo Pliger, “Há 500 anos, começava viagem

que provou que a Terra é redonda”. https://www1.folha.uol.com.br.

15.09.2019. Adaptado)

No texto, uma passagem que descreve os efeitos da viagem sobre os marinheiros é:

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO: na verdade, se outra parte tiver conhecimento da reserva mental, o negócio será inexistente – e não inválido. Não há que se falar em nulidade ou anulabilidade no que tange à reserva mental: ou o negócio será válido e eficaz, normalmente (se a outra parte não souber da reserva mental), ou o negócio será reputado inexistente.

    Segundo Carlos Roberto Gonçalves, se o propósito de enganar a outra parte é elemento constitutivo da reserva mental e integra o elemento volitivo, fica ele afastado em virtude do conhecimento, pelo destinatário, do verdadeiro intuito do declarante. Configura, pois, hipótese de ausência de vontade (que era a de enganar). O caso, portanto, será de inexistência do negócio jurídico por ausência de vontade.

  • Vamos lá, o que a questão quer saber ? Quer saber os efeitos que a viagem causou nos marinheiros

    Ao voltar para analisar o texto, logo no primeiro parágrafo encontramos a resposta:

    Os 18 homens que compunham a tripulação vinham muito magros, com barbas e cabelos longos. Na pele queimada de sol, traziam feridas mal curadas.

    Ou seja> Esses foram os efeitos sobre os marinheiros.

    Gabarito LETRA A

    RUMO APMBB!!!

  • MAIS ALGUÉM LEU FEITOS

  • Gabarito letra A. Nessa assertativa, veem-se os efeitos físicos da expedição demasiadamente prolongada.