SóProvas


ID
5531005
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A intensa ocupação da região Amazônica nas últimas décadas e o avanço de atividades ambientalmente degradantes constituem um contexto de vulnerabilidade para esse ecossistema e, consequentemente, para os povos indígenas e suas terras. A ação conjunta entre FUNAI e IBAMA já mostrou bons resultados na inibição de infrações ambientais na Amazônia e em terras indígenas no passado. O fortalecimento da vigilância e do combate às ameaças ambientais dentro e no entorno das terras indígenas é essencial para a proteção efetiva desses territórios e para garantir a promoção dos direitos dos povos indígenas da Amazônia.


Internet: <http://www.ccst.inpe.br> (com adaptações).

Acerca do desenvolvimento sustentável e da ecologia nos ambientes florestados do Brasil, julgue o item.


A vulnerabilidade do ecossistema amazônico apontada no texto está tão-somente ligada ao julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, das demarcações das terras indígenas no chamado “marco temporal”. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O TEXTO EM NENHUM MOMENTO FALA DE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

     tão-somente--- EM GEOGRAFIA 99% A QUESTÃO ESTA ERRADA.

  • ERRADA

    A maior ameaça ambiental sofrida pelo ecossistema amazônico está ligada à derrubada da cobertura vegetal original por pastagens, monoculturas agrícolas, mineração e queimadas

    (REPOST)

  • O marco temporal é uma tese jurídica que defende uma alteração na política de demarcação de terras indígenas no Brasil. Segundo essa tese, só poderia reivindicar direito sobre uma terra o povo indígena que já estivesse ocupando-a no momento da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

    Vale frisar o caso da terra indígena raposa serra do sol, em Roraima.

  • O TEXTO NÃO FALA EM STF, E MESMO ASSIM QUEM TEM PODER DE LEGISLAR SOBRE A MATÉRIA EM QUESTÃO E O PODER LEGISLATIVO.