SóProvas


ID
5531461
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Yolanda Guerra (2009), o profissional de serviço social, na sua prática cotidiana, trabalha com múltiplas expressões das relações sociais da vida cotidiana dos usuários das políticas/ programas sociais, o que permite dispor de dados e informações sobre as várias formas de manifestação das desigualdades e da exclusão social. Esse contexto traz para a arena do debate profissional as discussões sobre a pós-modernidade e seus rebatimentos para o Serviço Social. Nesse sentido, é característica dessa conjuntura e suas inflexões na profissão: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar melhor essa questão, ou indicar o artigo ? :)

  • A instrumentalidade no trabalho do assistente social.

    http://www.uel.br/cesa/sersocial/pages/arquivos/GUERRA%20Yolanda.%20A%20instrumentalidade%20no%20trabalho%20do%20assistente%20social.pdf

  • Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. A prática profissional ancorada em uma perspectiva crítica investigativa e dialógica.

    B – Correta. A reprodução do pensamento conservador, pautado em uma prática profissional tecnicista que incorpora a visão capitalista das relações sociais. 

    C – Incorreta. Recusa à teoria marxista por entender que esta não dá conta do contexto pós-modernidade.

    D - Incorreta. Respeito e defesa da formação teórico-crítica, porém observando algumas limitações institucionais.

    O avanço de perspectivas ideo-políticas pós-modernas se manifesta no Serviço Social em sua expressão interventiva, através da reprodução de posicionamentos conservadores, por meio de ações tecnicistas e pragmáticas nos espaços sócio-ocupacionais, que apenas atendem as demandas institucionais, naturalizam as expressões da questão social e negam a estrutura social de classes.

    B – Correta.

    A, B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

  • B

  • Alternativa B .