SóProvas


ID
5531479
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de mundialização do capital financeiro e o cenário de crise econômica trazem o aprofundamento do desemprego estrutural e a intensificação do trabalho desprotegido e precarizado. Estes se apresentam como umas das mais graves expressões da questão social, caracterizando-se, nesse cenário, como:

I. A polarização da classe trabalhadora em dois grupos ou mais (uma parcela reduzida com direitos e garantias do seguro social e uma outra parcela com trabalho precarizado, temporário e informal sem garantias de proteção), estabelece um processo de disputa entre os trabalhadores, fragmentando a organização sindical e enfraquecendo as lutas de classe.
II. O agravamento do trabalho precarizado e da pobreza, aliado à ausência de reformas estruturais com políticas sociais que aniquilem as desigualdades sociais, de gênero e raça, acentuam as violências e dão abertura para o retorno do Estado policial como resposta às expressões da questão social.
III. A flexibilização da força de trabalho traz como consequência a reversão de direitos trabalhistas, e com isso, o Estado busca ampliar as políticas de proteção para a classe trabalhadora.
IV. O compartilhamento das responsabilidades entre as esferas pública, privada e terceiro setor, visto a ineficácia do Estado na sua função de fornecer serviços, traz para terceiro setor essa função, o que é também uma forma de enxugar os gastos públicos.

De acordo com o enunciado, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ter sido anulada, a II é passível de contestação. Não existe reforma que dê jeito no capitalismo.

  • Vamos analisar os itens:

    I – Correto. A polarização da classe trabalhadora em dois grupos ou mais (uma parcela reduzida com direitos e garantias do seguro social e uma outra parcela com trabalho precarizado, temporário e informal sem garantias de proteção), estabelece um processo de disputa entre os trabalhadores, fragmentando a organização sindical e enfraquecendo as lutas de classe.

    II – Incorreto. O agravamento do trabalho precarizado e da pobreza, aliado à ausência de reformas estruturais com políticas sociais que aniquilem as desigualdades sociais, de gênero e raça, acentuam as violências e dão abertura para o retorno do Estado policial como resposta às expressões da questão social. Não há possibilidade de reformas estruturais com políticas sociais acabarem com a lógica desigual do modo de produção capitalista (podem apenas atenuar essas desigualdades). O capitalismo é essencialmente desigual, pois se sustenta em relações sociais antagônicas entre uma classe que explora e outra que é explorada.

    III – Incorreto. A flexibilização da força de trabalho traz como consequência a reversão de direitos trabalhistas, e com isso, o Estado busca ampliar as políticas de proteção para a classe trabalhadora. O Estado não busca ampliar as políticas de proteção social, pelo contrário, o que vemos é o desmonte dessas.

    IV – Incorreto. O compartilhamento das responsabilidades entre as esferas pública, privada e terceiro setor, visto a ineficácia do Estado na sua função de fornecer serviços, traz para terceiro setor essa função, o que é também uma forma de enxugar os gastos públicos. O Estado não é ineficaz, apenas é neoliberal e se desresponsabiliza diante do social.

    Como gabarito, temos:

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito da banca: C

    Gabarito da monitora: Apenas a I está correta.