SóProvas


ID
5532232
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito das relações internacionais contemporâneas, julgue o item.

A guerra na Síria envolve outros atores da geopolítica mundial, a exemplo de países como Rússia e Irã, que são apoiadores do governo sírio, e países como EUA, Reino Unido e França, que fazem oposição ao presidente sírio Assad, a ponto de fornecer apoio a grupos rebeldes. 

Alternativas
Comentários
  • Estados Unidos. Opõe-se a: Bashar Al-Assad e Estado Islâmico (EI). Apoia: grupos rebeldes considerados moderados e os curdos.

  • Opositores do regime de Bashar Al-Assad: EUA, Arábia Saudita e Turquia.

    Aliados do regime de Assad: Irã e Rússia.

  • A Guerra na Síria começou em 2011, dentro do contexto da Primavera Árabe, quando houve uma série de protestos contra o governo de Bashar al-Assad. A guerra afetou em cheio a população civil estimada em mais de 24 milhões de pessoas nos primeiros cinco anos e ainda não terminou. A Guerra na Síria foi deflagrada quando um grupo de cidadãos se indignou com as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks. Em março de 2011 são realizados protestos ao sul de Derra em favor da democracia. 

    A população revoltou-se contra a prisão de adolescentes que escreveram palavras revolucionárias nas paredes de uma escola. Como resposta ao protesto, o governo ordenou às forças de segurança que abrissem fogo contra os manifestantes, causando várias mortes. A população revoltou-se contra a repressão e exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad. A região do Oriente Médio e Norte da África era sacudida por uma onda de protestos contra o governo que ficaram conhecidas como Primavera Árabe. 

    Em alguns casos, como o da Líbia, o dirigente máximo do país foi afastado. Entretanto, o presidente sírio respondeu com violência e usou o Exército para se reprimir os manifestantes. Essa questão está correta, pois segue com a linha dos fatos sobre a guerra civil na Síria na qual a oposição começa a se armar e lutar contra as forças de segurança

    . Brigadas formadas por rebeldes começam a controlar cidades, o campo e as vilas, apoiados por países ocidentais como Estados Unidos, França, Canadá . Por outro lado, Rússia e Irã passaram a oferecer apoio e reforço bélico em favor do governo sírio , já que a Rússia utiliza um porto sírio no Mediterrâneo, através de um acordo com o governo Assad. Além disso, o Irã e a Arábia Saudita, em disputa de hegemonia na região, também interferem no conflito originalmente civil , na Síria. 

    Essa questão trata a situação na Síria e a guerra civil que assola o país desde 2011. É fundamental entender os antecedentes que levaram ao conflito e os desdobramentos geopolíticos que fazem com que ela se perpetue até os dias de hoje. Há boa quantidade de material de mídia acerca ad guerra, em vários idiomas, o que possibilita ver a questão através de vários ângulos. 
    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Não é de hoje que se vê o interesse e o envolvimento de outros países no conflito na Síria. A Rússia e o Irã possuem o objetivo em comum de diminuir a influência dos Estados Unidos no Oriente Médio, enquanto os outros países citados no enunciado fazem oposição ao presidente sírio. A França, inclusive, já ajudou grupos rebeldes com equipamentos médicos e, mais tarde, armas.

    Resposta: Certo.