SóProvas


ID
5532619
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O século XX já foi definido como “era dos extremos”. Essa realidade não se alterou nas primeiras décadas do século XXI. Política, economia, cultura, comportamento, relações internacionais, meio ambiente, enfim, em todos os aspectos, o mundo contemporâneo busca construir um novo cenário, em meio a contradições e à crescente complexidade. A partir dessas considerações iniciais, relativas aos dias de hoje, julgue o item.


Aquecimento global e mudanças climáticas são expressões usadas com frequência na atualidade e expressam a existência de estudos e de preocupação com o uso desenfreado dos recursos naturais, pondo em risco a própria vida no Planeta. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    As consequências do aumento de temperatura são graves para todos os seres vivos, incluindo o homem. O aquecimento global tem impactos profundos no planeta: extinção de espécies animais e vegetais, alteração na frequência e intensidade de chuvas (interferindo, por exemplo, na agricultura), elevação do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos (por exemplo: tempestades severas, inundações, vendavais, ondas de calor, secas prolongadas), entre outros.

    VAI TODO MUNDO MORRER ANTES DE TER FILHOS!!!

  • O Aquecimento Global é um conceito que se relaciona com o aumento gradual da temperatura do nosso planeta.

    De forma geral, os cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, dentre outras consequências, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevação do nível dos mares e seu potencial de destruição, particularmente nas zonas litorâneas.

    Resposta: Certo

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema o Aquecimento Global e sua repercussão enquanto problema ambiental no Planeta.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que é o Aquecimento Global, junto com suas causas e consequências, e ter consciência da repercussão que o tema vem causado entre líderes mundiais e renomados ambientalistas.
    O Aquecimento global é um fenômeno climático que refere-se ao aumento das temperaturas médias do Planeta nos últimos anos, tendo como principal causa a ação do homem sobre o meio, embora essa tese cause divergências no campo científico. Para muitos, o Aquecimento Global é provocado pela intensificação do efeito estufa, que é uma camada que envolve o Planeta responsável por manter e armazenar calor na Terra, impedindo com que a mesma seja muito fria. 
    Por meio de vários estudos, muitos cientistas vinculados ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) apontam que o século XX, por conta dos impactos ambientais ocasionados pelas Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o fim da última glaciação, com o aumento de mais de 0,7°C nas temperaturas médias de todo o Planeta. No século XXI, as previsões são nada animadoras, pois segundo o mesmo órgão, nesse período poderá ter uma elevação de mais de 1
    Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, que demandou uma maior utilização de recursos naturais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7 ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1 ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 ºC a 4 ºC, em um cenário mais pessimista e que apresente maior poluição.
    As consequências em caso de um possível Aquecimento Global são muitas e causam preocupação entre vários líderes mundiais e renomados ambientalistas. Entre os efeitos negativos podemos citar o derretimento de geleiras, o aumento do nível médio dos mares e oceanos, o desaparecimento de ilhas oceânicas, a perda de biodiversidade, mudanças climáticas (como falta de chuvas, climas mais quentes e desertificados, anomalias climáticas no Él Niño e La Niña), aumento de maremotos e tufões, entre outras consequências.
    Para debater e propor medidas para amenizar esse risco iminente de um possível Aquecimento Global, vários fóruns mundiais como a COP 26, o Fórum Econômico Mundial têm sido frequentemente realizados para discutir essa problemática ambiental. Além disso, tratados como o Acordo de Paris, que visa diminuir a quantidade de gases de efeito estufa para a atmosfera têm sido propostos para conscientizar os riscos que esse fenômeno climático pode causar no Planeta daqui alguns anos.
    Correspondente à essas iniciativas, ainda temos o fato que 2021 foi um ano que houve vários eventos que denunciam essas mudanças climáticas causadas por um possível aquecimento global. Como exemplos podemos citar as tempestades de neve no mês de Janeiro em Madrid (que não ocorria há 50 anos), as fortes chuvas torrenciais que ocorreram em março na Austrália (índices pluviométricos que não eram registrados há quase um século), o aumento de incêndios causados no mês de maio pelas altas temperaturas do Verão da Califórnia e a crise hídrica no Brasil (a pior em 91 anos) são ocorrências que comprovam que Aquecimento Global e Mudanças climáticas são os temas ambientais mais discutidos no Planeta atualmente, e que vêm causando uma maior preocupação na atualidade.
    Portanto, a afirmação está CERTA.



    Gabarito do Professor: CERTO.