SóProvas


ID
5532796
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo como perito ou assistente técnico no Poder Judiciário, julgue o item. 


Em seu relatório, o psicólogo perito apresentará indicativos pertinentes à sua investigação que possam diretamente subsidiar o juiz na solicitação realizada, podendo, inclusive, expandir os limites de suas funções originais e sugerir a decisão mais justa ao magistrado.

Alternativas
Comentários
  • Em seu relatório, o psicólogo perito apresentará indicativos pertinentes à sua investigação que possam diretamente subsidiar o Juiz na solicitação realizada, reconhecendo os limites legais de sua atuação profissional, sem adentrar nas decisões, que são exclusivas às atribuições dos magistrados.  

    Fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/07/resolucao2010_008.pdf

  • A questão solicita conhecimentos acerca da atuação do psicólogo como perito.

    A banca quer saber a respeito da Resolução CFP 08/2010, dispositivo que regulamenta essa atividade.

    O psicólogo perito é o  profissional que foi designado pela Justiça, devendo exercer tal função com isenção em relação às partes envolvidas e comprometimento ético para emitir posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial.

    Art. 7º Em seu relatório, o psicólogo perito apresentará indicativos pertinentes à sua investigação que possam diretamente subsidiar o Juiz na solicitação realizada, reconhecendo os limites legais de sua atuação profissional, sem adentrar nas decisões, que são exclusivas às atribuições dos magistrados.

    Devemos lembrar que o perito cabe apenas indicar o que foi encontrado em seu processo investigativo, o qual apenas o juiz tem a tarefa de tomar as decisões pertinentes.

    Gabarito da professora: ERRADO.

    Fonte: Resolução CFP 08/2010