CERTO
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável no país.
No Ranking das melhores cidades, Santos, em São Paulo, aparece na 1ª posição, seguida por Maringá e Uberlândia. Já entre as piores, pela primeira vez, Macapá obteve a pior nota frente a outros municípios que sempre figuram entre os últimos, como Porto Velho, São João de Meriti, Belém, Ananindeua e Santarém.
SÓ SE VIVE UMA VEZ, FAÇA VÁRIOS FILHOS !!!
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa que tem como tema a disponibilidade e acesso de água doce no território brasileiro.
Primeiramente, é importante ressaltar que apenas 3% da hidrosfera do Planeta é composta por água doce, que é a mais indicada para o consumo. Pra piorar, a maior parte dessa água doce está localizada em geleiras e níveis freáticos, e apenas 0,3% é encontrada em rios e lagos superficiais.
Por sorte, o Brasil possui cerca de 12% da água doce mundial distribuídas em seus rios, lagos, aquíferos e níveis freáticos, o colocando como país privilegiado na questão da disponibilidade hídrica.
Entretanto, a alta disponibilidade de água em seu território não significa que o acesso à água potável e a esgoto encanado sejam direitos de todos os cidadãos brasileiros. Segundo o Ranking do Saneamento, realizado pelo Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água potável e quase 100 milhões não tem esgoto encanado em suas casas. Isso demonstra uma incapacidade do governo em relação à suas políticas de saneamento básico, além de gerar preocupações quanto à contração de doenças causadas pelo consumo inadequado de água, como a Cólera, a Diarreia, Leptospirose, entre outras.
Portanto, a afirmativa está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.