-
O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento.
-
o sinal de Giordano, utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal, é detectado pela dor à percussão costovertebral;
-
QUESTÃO CORRETA : Letra d
as outras estão erradas por:
a- O sinal de Blumber é um Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.
b- O sopro é melhor audível com o paciente em decúbito lateral esquerdo e com a campânula do estetoscópio aplicada suavemente
c- a ausculta abdominal não deverá ser realizada após percussão
d- ok
e- os ruídos broncovesiculares são ruídos NORMAIS
-
Lida a questão, vamos à resolução:
O sinal de Blumberg é positivo quando, ao comprimir-se o abdômen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda no paciente. Alternativa A está errada.
O sopro diastólico com estalido é melhor audível com o paciente em decúbito lateral esquerdo. Alternativa B está errada.
A ausculta abdominal deve ser realizada ANTES da percussão, para que a palpação não influencie no peristaltismo. Alternativa C está errada.
O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento. Alternativa D está correta.
Os ruídos respiratórios broncovesiculares são normais entre a traqueia e os lobos pulmonares superiores, é um som de intensidade média tanto na inspiração quanto na expiração. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Porto CC, Lemos A. Exame Clínico. Guanabara Koogan, 8ª edição, 2017.