SóProvas


ID
5533633
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com traumatismo craniano apresentou sinais característicos de fratura de base de crânio.
Entre esses sinais estão:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os sinais característicos de fratura de base de crânio, que são:


    A)
    Incorreto.  O sinal de Chvostek indica hipocalcemia; cefaleia intensa, tontura e vômito são sinais de lesão medular; 

    B)
    Incorreto.  O sinal de Trousseau indica hipocalcemia;

    C)
    Correto. Comumente não identificados através de exames de imagem, e sim, por achados clínicos como otorragia, epistaxe, extravasamento de líquido céfalo raquidiano pelo ouvido (otorreia) ou pelo nariz (rinorreia,)sinal de Battle (equimose pós auricular) e sinal de duplo halo (anéis concêntricos com sangue no anel central e anéis progressivos mais claros ao redor).

    D) Incorreto.  Não ocorre perda temporária da consciência e náusea; A tríade de Charcot serve para identificação de colangite (infecção das vias biliares)

    E)
    Incorreto.  Não há hemiparesia, cefaleia intensa, sonolência e visão turva.

    Gabarito do Professor: C.
  • A fratura de base de crânio, muita vezes, não se apresenta no exame radiológico. O diagnóstico é dado pelos achados clínicos, como extravasamento de líquido cefalorraquidiano pelo ouvido (otorreia) ou pelo nariz (rinorreia). Quando houver sangue, deve-se observar o "sinal do duplo Halo". identifica-se também equimose na região mastoidea (Sinal de Battle), que indica fratura de base d crânio e acumulo de sangue na membrana timpânica (hemotímpano). As fraturas da placa crivosa associam-se à equimose periorbital (olhos de guaxinim). (PHTLS, 2021).

  • – Dor abdominal na região do hipocôndrio direito;

    – Icterícia;

    – Febre com calafrios.

    Ocorrência: colangite.