Gabarito: B)
A questão pede que é necessário "desenvolver nos gerentes a competência “comunicação” [...]"
1) envolvendo as capacidades “conhecimentos de língua portuguesa”; => treinamento em sala de aula, nessa primeira, já eliminei a C, D e E.
E marcaria apenas em último caso a opção A, "ensino a distância", justamente porque a competência que pede-se o desenvolvimento é a comunicação.
2) “disposição para oferecer feedback“ e => coaching
3) “interesse e atenção ao interlocutor” => treinamentos experienciais
Resolvi indo por eliminação, bem simples!
Removi todas que tinham ensino a distância, porque?, já que o autor relaciona as capacidades que precisam ser desenvolvidas com a competência em comunicação no trecho: "o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver nos gerentes a competência “comunicação”.
Sendo assim comunicação com ensino a distância não combinam.
Sobrando assim a alternativa B, e a alternativa E.
Lendo que precisa envolver o "conhecimento em língua portuguesa", não faz sentido o treinamento no cargo.
Marcando assim o gabarito B.
RUMO AO TJDFT!
Vamos analisar as capacidades que precisam ser desenvolvidas, de acordo com o enunciado:
- Conhecimentos de língua portuguesa: Quanto ao uso (ou objetivo), esta capacidade requer técnicas orientadas ao conteúdo, enfatizando o aprendizado de informações, concordam? O treinando deve aprender as regras gramaticais, ortografia e todos os demais assuntos relacionados com o tema. São exemplos de técnicas de conteúdo: leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.
Considerando que o objetivo do treinamento, segundo o enunciado, é aprimorar o conhecimento de língua portuguesa, conclui-se que a o local mais apropriado é a fora do trabalho, por meio de aulas.
- Disposição para oferecer feedback: Pode ser aprimorada no cargo atual, por meio da técnica de coaching, que consiste na preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes.
- Interesse e atenção ao interlocutor: Para desenvolver esta capacidade, faz-se necessário aplicar técnicas que enfatizam o aprendizado de atividades e a mudança de atitude e comportamento. São exemplos de técnicas de processo: dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.
Feita esta análise, vamos verificar as alternativas:
Alternativa A: Errado. O ensino a distância (ou e-learning) pode ser utilizado para aumentar os conhecimentos de língua portuguesa, por ter viés mais conteudista. Porém, a atribuição de projetos não é adequada para aumentar a disposição para oferecer feedback, mas sim para o colaborador “aprender fazendo”, adquirindo experiência prática a partir da execução da tarefa. Por fim, os treinamentos práticos/experienciais como os treinamentos de sensitividade seriam adequados para aumentar o interesse e atenção ao interlocutor.
Alternativa B: Certo. As técnicas de classe (ou fora do trabalho) tem viés mais conteudista e podem ser aplicadas no aumento do conhecimento de língua portuguesa. Para desenvolver a disposição para oferecer feedback, aplica-se o coaching. Os treinamentos experienciais ou práticos são técnicas que enfatizam a mudança de atitude e comportamento e pode ser utilizada para aumentar o interesse e atenção ao interlocutor.
Alternativa C: Errado. O mentoring consiste na assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização, portanto, não adequada ao aumento do conhecimento em língua portuguesa. O coaching pode ser utilizado para aumentar a disposição para oferecer feecback. Porém, para aumentar o interesse e atenção ao interlocutor, é necessária uma técnica prática, dificilmente suprida pelo ensino a distância, que foca no autoaprendizado.
Alternativa D: Errado. A mentoria (ou mentoring) é uma assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização. Não é adequada ao ensino da língua portuguesa; o ensino a distância não é suficiente para aumentar a disposição para oferecer feedback; e os treinamentos em sala de aula, por possuírem um viés mais conteudistas, não são suficientes para aumentar o interesse e atenção ao interlocutor, que requer uma abordagem mais prática.
Alternativa E: Errado. O aumento do conhecimento em língua portuguesa enfatiza o conteúdo e não a prática; os exercícios de simulação de papéis podem ser adequados para aumentar a disposição para oferecer feedback. Por fim, para aumentar o interesse e atenção ao interlocutor seriam mais adequados treinamentos práticos/experienciais como os treinamentos de sensitividade.
Gabarito: B