SóProvas


ID
5534527
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo a metodologia COSO-ERM – Gerenciamento de riscos corporativos – Estrutura Integrada, risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. Nesse sentido, o Comitê de Governança de um órgão da administração pública federal, durante o processo de mapeamento e avaliação dos riscos a nível estratégico institucional, se depara com duas situações. Na primeira constata o risco que a organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Na segunda situação identifica o risco que ainda permanece após a resposta da administração.

Na situação hipotética descrita, as duas espécies de risco identificadas pelo comitê são denominadas pelo COSO-ERM, respectivamente, como (assinale a alternativa correta): 

Alternativas
Comentários
  • COSO ERM - Gabarito letra E

    Risco Inerente e Residual

    A administração leva em conta tanto o risco inerente quanto o residual. Risco inerente é o risco que uma organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Risco residual é aquele que ainda permanece após a resposta da administração. A avaliação de riscos é aplicada primeiramente aos riscos inerentes. Após o desenvolvimento das respostas aos riscos, a administração passará a considerar os riscos residuais.

  • RISCO INERENTE = RISCO DE NEGÓCIO, DO PROCESSO OU DA ATIVIDADE

    RISCO RESIDUAL = RISCO FINAL, PERMANECE APÓS A AVALIAÇÃO DOS CONTROLES