SóProvas


ID
5534608
Banca
FGV
Órgão
PM-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a introdução de um pequeno conto de Carlos Drummond de Andrade:
“O índio, informado de que aquela era a Semana do Índio, esperava na oca a chegada de visitantes, que certamente iriam cumprimentá-lo e levar-lhe algumas utilidades como presente.
Chegou foi um homem de papel na mão, convidando-o a mudar-se com presteza, pois a terra fora adquirida por uma empresa de reflorestamento. ”
Nas narrativas, como essa, aparece sempre uma situação inicial de harmonia, que é perturbada por uma desarmonia, que é o miolo da narrativa.
A desarmonia neste caso é o fato de

Alternativas
Comentários
  • A harmonia nesse caso é na frase, “O índio, informado de que aquela era a Semana do Índio, esperava na oca a chegada de visitantes, que certamente iriam cumprimentá-lo e levar-lhe algumas utilidades como presente”,

    Que é perturbada por uma desarmonia que é,Chegou foi um homem de papel na mão, convidando-o a mudar-se com presteza, pois a terra fora adquirida por uma empresa de reflorestamento“.

  • Nas narrativas, como essa, aparece sempre uma situação inicial de harmonia, que é perturbada por uma desarmonia, que é o miolo da narrativa. A desarmonia neste caso é o fato de:

    “O índio, informado de que aquela era a Semana do Índio, esperava na oca a chegada de visitantes, que certamente iriam cumprimentá-lo e levar-lhe algumas utilidades como presente (HARMONIA). Chegou foi um homem de papel na mão, convidando-o a mudar-se com presteza (DESARMONIA), pois a terra fora adquirida por uma empresa de reflorestamento. ” 

    Resposta: letra d.

    Observação: Perceba que a desarmonia da narrativa acontece no ato do visitante convidar o índio a mudar com presteza (presteza = ligeiro/ rápido). O motivo da mudança rápida (DESARMONIA) = "a terra fora adquirida por uma empresa de reflorestamento.”  Por isso a resposta da questão não é a letra "e"

  • Marquei a E, mas sabia no fundo que era B kkkkkkkkk

  • Desarmonia e adversidade são sinônimos nessa situação.

    "O índio, informado de que aquela era a Semana do Índio, esperava na oca a chegada de visitantes, que certamente iriam cumprimentá-lo e levar-lhe algumas utilidades como presente.[Mas] Chegou foi um homem de papel na mão, convidando-o a mudar-se com presteza, pois a terra fora adquirida por uma empresa de reflorestamento.

    O "mas" que expressa adversidade pode ser empregado sem mudança de sentido.

  • Penso assim: a chegada de um homem convidando o índio a mudar-se... Beleza.

    Mas o homem so foi até o indio pois terra do índio ter sido adquirida por uma empresa. Logo, o problema nao foi a chegada do homem mas sim a noticia que ele trouxe.

  • se eu errasse essa eu ia me sentir muito mal

  • O momento em que ocorre a desarmonia se dá com a chegada do homem com o papel na mão convidando o índio a se mudar. A partir desse momento, ocorre um desarranjo na narrativa.

    A letra E poderia despertar dúvidas, mas percebamos que a aquisição de terras é fato anterior ao relato da narrativa e, portanto, não faz parte dos acontecimentos que compõem esta.

  • O medo nessa foi pq tava bem óbvio

  • Nem acredito que to acertando todas as questoes de portugues da prova da fgv, mas essa na prova eu ficaria com dúvida, apesar de acertar.