SóProvas


ID
5534659
Banca
FGV
Órgão
PM-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2021, depois de superada a fase mais aguda da pandemia, a cotação das commodities subiu e se somou ao desarranjo nas cadeias de produção. Essa interrupção provocou uma escassez de produtos, pressionando os preços.
Assinale a opção que descreve corretamente um aspecto do atual cenário da economia brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • ( D ) A desordem nas cadeias produtivas resultou da crise sanitária, que paralisou ou reduziu a produção em diversos setores industriais e gerou desabastecimento de insumos.

  • Falou em crise atual e sanitária? Culpa da COVID-19.

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre os efeitos da pandemia na economia brasileira buscamos a alternativa correta.
    A) O real está em extrema desvalorização em relação ao dólar.
    B) O desarranjo atua sobre toda a economia e não apenas sobre o setor de bens de consumo duráveis.
    C) As exportações agropecuárias encontraram entraves que vão desde embargos de segurança sanitária até sanções econômicas contra o desmatamento. 
    D) Uma espécie de reação em cadeia onde os atrasos se somam e formam uma cascata que tem sido considerada como um desarranjo sistêmico dos sistemas produtivos mundiais. A falta de semicondutores, a escassez de eletrônicos e os atrasos em navios são apenas alguns aspectos conhecidos desse problema que tende a se manter na nova onda da variante ômicron .
    E) Estes aumentos são responsáveis pelo maior índice inflacionário desde 2015 no Brasil, mas não são diretamente relacionados ao desarranjo produtivo mundial. 
    GABARITO DO PROFESSOR: D
  • alguém entrou com Recurso nessa questão? pq ao meu ver a letra E tbm está correta

  • Letra E errada, letra D correta. E ponto final.