SóProvas


ID
5535826
Banca
FGV
Órgão
PM-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Escola de Relações Humanas nasceu a partir das pesquisas conduzidas por Elton Mayo na fábrica da Western Electric em Hawthorne. O movimento de relações humanas opunha-se à escola clássica de administração e trouxe os aspectos humanos para o foco de atenção no pensamento administrativo. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de estudiosos diversos, cujas pesquisas apontaram suas limitações e levaram à sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração.


Entre as limitações da Escola de Relações Humanas, posteriormente superadas, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Escola das Relações Humanas.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Escola das Relações Humanas surge em meio as críticas ao Taylorismo, por não se preocupar com o aspecto humano e muitas vezes comprometer a produtividade é então que a escola das relações humanas ganha força.

    São características dessa escola:

    - Integridade social afeta a produtividade;
    - Comportamento é determinado pelas regras do grupo;
    - Organizações são formadas por grupos informais e formais;
    - Supervisão mais cooperativa aumenta produtividade;
    - Autoridade do gerente deve se basear em competências sociais.

    Apesar disso, a Escola das Relações Humanas recebeu algumas críticas, entre elas; que nem sempre os funcionários felizes/satisfeitos são produtivos, ou seja, apenas aspectos psicológicos e sociais não são suficientes para assegurar uma maior produtividade.

    Portanto, a principal crítica em relação à Escola das Relações Humanas é que essa escola desconsiderou os aspectos técnicos compreendidos na produtividade, o aspecto humano é de suma importância, contudo não é a única variável da produtividade e do sucesso de uma organização.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que, apesar das limitações da Escola de Relações Humanas, a correlação entre satisfação do trabalhador e produtividade foram atingidas. Segundo Chiavenato (2018), o sucesso de uma organização está diretamente ligado as pessoas envolvidas, o reconhecimento das mesmas influencia diretamente na produtividade.

    O reconhecimento como a organização trata e gerencia as pessoas é o segredo para o sucesso e competitividade de uma organização. A abordagem humanística é adotada na maior parte das organizações, essa abordagem tem como ideia fulcral a busca por meio de condições que permitam a integração entre os indivíduos e organização e, com isso, ocasionando a satisfação das necessidades de ambas.


    Fontes: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 5ª ed. Barueri SP: Manole, 2018.

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Teoria das Relações Humanas

    Homem: social

    Foco: pessoas

    Aspectos:

    • integração social afeta produtividade
    • comportamento determina - se pelas regras do grupo
    • superação mais cooperativa aumenta produtividade
    • comportamento do gerente deve se basear em comportamentos sociais

    Críticas

    • sistema fechado
    • aspectos técnicos negligenciados
    • trabalhadores felizes nem sempre são mais produtivos