A análise de avaliação privada é um processo para estimar o valor aproximado ou o valor de um ativo, seja um negócio, patrimônio ou títulos de renda fixa , commodities, imóveis ou outros ativos. O analista pode usar abordagens diferentes para a análise de avaliação para diferentes tipos de ativos, mas o fio comum estará analisando os fundamentos subjacentes do ativo.
Uma vez que o modelo está configurado, o analista pode brincar com as variáveis para ver como a avaliação muda com essas suposições diferentes. Não existe um modelo único para todas as classes de ativos.
Já a avaliação social é a avaliação de custos (e benefícios) para toda a sociedade, derivada da produção das empresas. Ou seja, inclui as externalidades positivas e negativas decorrentes da atividade produtiva das empresas.
Fonte: site passeidireto.
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre avaliação privada de projetos.
A avaliação privada de projetos se preocupa com a avaliação de um investimento, seja um ativo, um negócio, patrimônio ou renda fixa.
Existe também a avaliação social de projetos, que tem uma perspectiva mais social, para inferir benefícios para a sociedade que um projeto, mesmo privado, pode causar, a exemplo das externalidades.
Portanto, a avaliação privada se refere aos benefícios para o agente privado, já a avaliação social se refere aos benefícios para a sociedade decorrentes do investimento.
Das alternativas apresentadas, apenas a C se refere à avaliação privada. As demais se referem à avaliação social de projetos.
Gabarito do Professor: Letra C.