SóProvas


ID
553660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a intervenção e a concepções relativas ao uso de drogas, bem como à redução de danos decorrentes desse uso, julgue os itens subsequentes.

Em debate recente, cientistas sociais discutiram os modelos biomédico, religioso e jurídico de tratamento de dependentes de crack e concluíram que esses modelos culpabilizam o usuário, deixando de lado sua subjetividade e o contexto social específico.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    No Brasil a primeira experiência em redução de danos, ocorreu em 1989, na cidade de Santos, com a distribuição de seringas estéreis entre usuários de drogas injetáveis com o objetivo de conter a disseminação do HIV/AIDS, e desde então em muitos estados brasileiros tem sido desenvolvidas ações nesta perspectiva, sejam por instituições públicas ou por organizações da sociedade civil, e com apoio, sobretudo das diretrizes do Ministério da Saúde, por meio dos Programas Nacionais de DST/AIDS, Hepatites Virais e Saúde Mental. Estas ações também se ampliaram para diferentes drogas e diferentes formas de uso de drogas, saindo do foco do usuário de droga injetável.



    A vulnerabilidade de uma pessoa não fica restrita a um determinado comportamento ou conduta, mas está relacionada ao ambiente em que se dá, e também ao contexto sociocultural. O aspecto social da vulnerabilidade se refere a possibilidade de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas, o que implica na oportunidade de acesso às informações, a recursos materiais e às instituições e serviços, assim como estar livre de estigmas e preconceitos.


    A abordagem de Redução de Danos hoje atua na perspectiva transdisciplinar de saúde, cultura, educação, assistência social, trabalho e renda, visando a garantia do cuidado e dos direitos.


    Fonte:http://edelei.org/pag/reducao-danos 

  • Inicialmente esse gabarito estava Certo, depois foi modificado para Errada. 

    Justificativa Cespe - O gabarito foi alterado de C para E .

    O debate sobre drogas, com participação de cientistas sociais, alerta para os três principais modelos de tratamentos de dependentes de crack que existem hoje: o biomédico, o religioso e o jurídico – este pautado pela penalização. Os cientistas afirmam que esses modelos culpabilizam a vítima e acreditam em uma abordagem subjetiva da dependência de drogas. Devido ao exposto, opta-se pela alteração de gabarito de CERTO para ERRADO.

  • Os modelos ou perspectivas biomédico, religioso e jurídico para tratamento de usuários de drogas têm sido muito criticados por profissionais da saúde tendo em vista a não eficiência e adesão dos usuários a essa forma de tratamento. O modelo biomédico trata da saúde como ausência de doença e não considera o contexto social, cultural e de vida daquele usuário. Possui como central a figura do médico no tratamento e não considera o conceito amplo de saúde, o qual está relacionado a condições de habitação, emprego, acesso ou não a políticas sociais e benefícios, alimentação, educação, dentre outros. Já o modelo religioso preconiza uma abordagem pautada em alguma religião, com caráter moralista e disciplinador sem o uso, em alguns casos, de técnica e conhecimento científico, abolindo-se sem indicação o uso de medicação e psicoterapia. Também não leva em consideração o contexto social e subjetivo. O modelo jurídico, por sua vez, apresenta repressão e proibição ao uso de drogas. Ressalta-se que ambos os modelos são moralistas e possuem foco na abstinência total sem considerar as transformações societárias e o contexto em que vive o sujeito, culpabilizando-o pelo seu vício e não considerando o uso de drogas abusivamente uma doença que requer tratamento. Portanto, a alternativa está correta.


    RESPOSTA: CERTO