SóProvas


ID
553672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a intervenção e a concepções relativas ao uso de drogas, bem como à redução de danos decorrentes desse uso, julgue os itens subsequentes.

Nos tratamentos em que se adota a estratégia de redução de danos, o projeto terapêutico de cada usuário deve estar atrelado a um contrato terapêutico, e, caso o usuário não cumpra esse contrato, é recomendável efetivar seu desligamento e encaminhá-lo a outro serviço de natureza distinta.

Alternativas
Comentários
  • O não cumprimento do contrato não é motivo para desligá-lo. Neste caso, os profissionais deverão realizar um novo contrato que esteja dentro das possibilidades do usuário e, assim, seja exequível.

  • O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é constituído de um conjunto de propostas e alternativas que visam a condução do tratamento do usuário. Este, para ter êxito, deve ser construído em equipe e com a participação do usuário, o qual deve sugerir também quais as condutas que entende importante para seu tratamento. O PTS, normalmente, possui quatro (04) etapas básicas: 1- diagnósticos; 2- definição de metas; 3- divisão de responsabilidades e 4- reavaliação. É importante frisar que o PTS pode e deve ser alterado quando necessário e de acordo com a vida do sujeito em questão, suas vontades e respeitando sua autonomia. Portanto, não há contrato e sim um projeto e se ele não for cumprido deve-se buscar junto a equipe, ao usuário e a família novas alternativas e caminhos para que o tratamento seja ideal aquele sujeito/usuário que possui suas singularidades e particularidades.


    RESPOSTA: ERRADO


  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é constituído de um conjunto de propostas e alternativas que visam a condução do tratamento do usuário. Este, para ter êxito, deve ser construído em equipe e com a participação do usuário, o qual deve sugerir também quais as condutas que entende importante para seu tratamento. O PTS, normalmente, possui quatro (04) etapas básicas: 1- diagnósticos; 2- definição de metas; 3- divisão de responsabilidades e 4- reavaliação. É importante frisar que o PTS pode e deve ser alterado quando necessário e de acordo com a vida do sujeito em questão, suas vontades e respeitando sua autonomia. Portanto, não há contrato e sim um projeto e se ele não for cumprido deve-se buscar junto a equipe, ao usuário e a família novas alternativas e caminhos para que o tratamento seja ideal aquele sujeito/usuário que possui suas singularidades e particularidades.


    RESPOSTA: ERRADO