SóProvas


ID
553696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relacionados aos valores, aos princípios e à ética profissional no serviço social.

A intervenção profissional, sob a perspectiva de ajustamento social e de psicologização da questão social, transforma em patologias as demandas por direitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     E como expressa Barroco (2003), o Serviço Social traduz sua ação profissional por meio de uma ética vinculada à moral conservadora e dogmática segundo a base ideológica neotomista:


    os “problemas sociais” são concebidos como um conjunto de “dis-

    funções sociais”, julgados moralmente segundo uma concepção de

    “normalidade” dada pelos valores cristãos. A tendência ao “ajus-

    tamento social”, a psicologização da questão social, transforma as

    demandas por direitos sociais em “patologias”; com isso, o Serviço

    Social deixa de viabilizar o que eticamente é de sua responsabilidade:

    atender às necessidades dos usuários, realizar objetivamente seus

    direitos. 


    A abordagem individualizada, com predominância de uma ação psicologizada, ainda era a mais utilizada pelo Serviço Social, caracterizada pela perspectiva de responsabilização do indivíduo com seu destino social, embora alguns segmentos profissionais estivessem atuando em planejamentos e ações de maior amplitude.

    Fonte: 

    PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

  • Em sua gênese, o Serviço Social possuía caráter conservador. Na década de 1930, quando inciam-se as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, a profissão ainda sob a tutela e orientação do pensamento da Igreja, compreendia a questão social como de cunho individual, culpabilizando o próprio sujeito por sua condição. Além disso, possuía um viés psicologizante ao tratar das sequelas da questão social como resultados de falta de esforço próprio, falta de dedicação, etc. Nesta perspectiva, a assertiva está correta pois a intervenção profissional pautada na perspectiva de ajustamento social, isto é, buscava-se adequar o sujeito a sociedade e compreendia a fome, a miséria, o desemprego, etc., como fruto do não empenho das pessoas para conseguir sanar suas necessidades.


    RESPOSTA: CERTO


  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social,

    Em sua gênese, o Serviço Social possuía caráter conservador. Na década de 1930, quando inciam-se as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, a profissão ainda sob a tutela e orientação do pensamento da Igreja, compreendia a questão social como de cunho individual, culpabilizando o próprio sujeito por sua condição. Além disso, possuía um viés psicologizante ao tratar das sequelas da questão social como resultados de falta de esforço próprio, falta de dedicação, etc. Nesta perspectiva, a assertiva está correta pois a intervenção profissional pautada na perspectiva de ajustamento social, isto é, buscava-se adequar o sujeito a sociedade e compreendia a fome, a miséria, o desemprego, etc., como fruto do não empenho das pessoas para conseguir sanar suas necessidades.

    RESPOSTA: CERTO

  • Se fez de vítima, está certo.